Breaking

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Falso - Bolsonaro declara professora que salvou crianças em creche como Heroína Nacional

Fake News / Boato - De acordo com uma matéria publicada no site "O Congresso", e amplamente divulgada nas redes sociais, o Presidente Jair Bolsonaro teria assinado, em reunião com os Ministros, uma declaração oficial que condecora a professora Heley como heroína nacional.

Para quem não sabe, a professora Heley de Abreu Silva Batista ganhou notoriedade ao salvar 25 crianças de um incêndio, ocorrido no dia 5 de outubro de 2017, na creche Gente Inocente, em Janaúba, Minas Gerais. O incêndio teria sido provocado pelo vigia da creche, Damião Soares dos Santos, 50 anos, que ateou fogo no próprio corpo e nos alunos. Infelizmente, a Professora Heley Batista teve 90% do corpo queimado e não sobreviveu. Fonte: Folha de São Paulo.

Falso - Bolsonaro declara professora que salvou crianças em creche como Heroína Nacional

Mentira - Bolsonaro declara professora que salvou crianças em creche como Heroína Nacional




Verificação dos Fatos - Se Bolsonaro tivesse realmente transformado a professora Heley Batista em heroína nacional, é evidente que o documento se encontraria no Diário Oficial, ou no site do Planalto, assim como seria noticiada em diversos órgãos de imprensa e principalmente no Twitter oficial do Presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o G1, a única homenagem oficial, dada por um presidente em exercício no Brasil, a, de fato, heroína Heley Batista, foi feita pelo Presidente Michel Temer em março de 2018, que entregou ao viúvo e ao irmão de Helley de Abreu Silva Batista a Ordem do Mérito Educativo. 

Além de Helley de Abreu, a professora Jéssica Morgana Silva Santos e a auxiliar Geni Oliveira Lopes Martins, que também morreram no incêndio da creche, foram homenageadas.

Bolsonaro nunca se manifestou sobre o ocorrido, até porque era um mero Deputado Federal na época e muito menos, já como Presidente do Brasil, a transformou por decreto ou citação, em Heroína Nacional.







Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox