Breaking

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Polícia Federal prendeu Van com 152 urnas eletrônicas com votos para Haddad? - Fake News

Compartilhamento no Whatsapp revela que a Polícia Federal prendeu Van com 152 urnas eletrônicas com 72% de votos para Haddad previamente computados. 

A notícia, que começou a circular no dia 05/10/18, vem de encontro ao imenso debate sobre a possibilidade das urnas serem fraudadas. Obviamente que o seu compartilhamento tem sido feito de forma estrondosa através do Facebook e do Whatsapp, mas será que esse relato é verdadeiro?

Leia abaixo o print do Whatsapp e Facebook -



Trecho do boato - " “Acabou de dar na Record,PF prende uma van com 152 urnas eletrônicas,dessas 121 estavam preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72 % dos votos. Repassem urgente,é um golpe contra o bolsonaro e um crime contra seus seguidores” (sic)

Será verdade que a Polícia Federal prendeu Van com 152 urnas eletrônicas com votos para Haddad?

Verificação dos Fatos -
Inicialmente, fomos as páginas da Rede Record e não encontramos nenhuma notícia sobre o assunto.




Uma rápida busca pelo Google e descobrimos que de fato houve algumas apreensões de urnas falsas, mas de eleições passadas e nenhuma desse ano.

Em 2002, a Folha de São Paulo noticiou um caso em que a Policia Federal apreendeu em Belo Horizonte e Contagem 66 urnas de votação eletrônica e 20 placas de montagem de simuladores de voto, que estariam sendo oferecidas a candidatos. Nunca ficou esclarecido quais seriam esses candidatos e nem como elas seriam substituídas. 

De acordo com a reportagem da Folha, este seria o 3º caso de apreensão de urnas ocorrido nas eleições de 2002. A PF do Distrito Federal apreendeu, NAQUELE ANO,  85 urnas, cinco delas montadas e, também,  83 simuladores em Fortaleza. Na ocasião a PF chegou a deter um comerciante que os oferecia por meio da internet. Fonte Folha de São Paulo

Concluindo, embora no passado tenha ocorrido apreensão de urnas falsas e simuladores de votações, não há nenhuma notícia, nem na Record e nem na mídia em geral, informando que a Polícia Federal prendeu uma Van com 152 urnas eletrônicas com 72% de votos para Haddad.

A notícia é falsa.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox