Breaking

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Saiba como proteger o Whatsapp contra clonagem

Cuidado, seu Whatsapp pode ser clonado e por isso é importante que você saiba como proteger o Whatsapp contra clonagem.

Uma reportagem no programa Fantástico revelou um golpe que clona contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos contatos das vítimas. O golpe funcionaria com a ajuda de empregados das companhias de telefonia móvel que desativam o numero da vítima e o ativa no celular do parceiro golpista. De posse do número, os golpistas possuem total acesso ás conversas da vítima no whatsapp através da restauração do backup.


Após ler e identificar as pessoas que a vítima conhece, os golpistas pedem uma transferência urgente de dinheiro alegando um problema pessoal qualquer. Teve empresário que perdeu mais de 100 mil reais com o golpe da clonagem do Whatsapp.
Publicidade:




Para piorar, existem outras formas um pouco mais complexas de se fazer a clonagem de um whatsapp. Esse tipo de clonagem precisa ter acesso ao aparelho da vítima que receberá um código de SMS para confirmar a posse do número.

Explicando:  O Whatsapp só pode ser usado em um telefone por vez, mas isso não impede que o mesmo número do Whastapp seja instalado em vários aparelhos. Ele funcionará sempre no último logado e se deslogará do outro.

A pessoa que for clonar vai instalar no seu aparelho o whatsapp da vítima. O celular da vitima irá receber o código de ativação. De posse do celular da vítima, o "clonador" irá pegar o código e o usar no seu aparelho. Para usar sem despertar suspeitas, o clonador provavelmente se logará em horários em que sabe que a vítima está ausente, dormindo por exemplo. Normalmente essas clonagem são feitas por pessoas próximas a vítima (parentes, cônjuges, namorados ou amigos).

 Como proteger o Whatsapp contra clonagem

Ciente da fragilidade das contas do Whataspp, a empresa dona do app criou a possibilidade do login em duas etapas. Para ativar a segurança contra clonagem ou uso do whatsapp por terceiros, você deve ir em Configurações - conta - verificação em duas etapas. Após isso você deverá criar uma senha de 6 dígitos e indicar um e-mail pessoal para recuperar a senha caso a esqueça.

Essas configurações passam a valer na próxima vez em que você precisar reinstalar ou instalar o Whatspp tanto no mesmo aparelho quanto em outro.

Tudo muito bacana e legalzinho, mas não resolve um problema. O login no Whatsapp Web.





Vamos supor que você esteja na casa de alguém e por algum descuido o seu celular se encontra destravado na mesa - ou a pessoa saiba como destravar. Basta ela abrir o Whastapp na Web, acessar com o código QR pela câmera do celular e pronto.

Como não há deslogamento automático no uso concomitante entre o celular e o Whatsapp Web, o espião pode olhar o seu Whastapp tranquilamente. Para evitar isso ou até mesmo o esquecimento do Whatsapp Web aberto em algum lugar, crie o hábito de clicar nos 3 pontos verticais no menu superior direito do seu Whatsapp, ir em Whatsapp Web e clicar em sair de todos os computadores.

Somente vai ficar bacana de verdade quando o Whatsapp informar através de uma bolinha verde que o Whatsapp Web está ativo.

Resumindo: Golpes de clonagem do Whatsapp são reais e podem ser feitos tanto com a ajuda de operadores da sua empresa de telefonia quanto por uma pessoa que possua acesso ao seu telefone, mas basta seguir essas recomendações para evitar ou terminar a clonagem do seu Whatsapp.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox