Breaking

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Foto da Cicatriz de Bolsonaro é de 2017 - Mentira

Notícia Falsa e deturpação dos fatos - Corre na internet a informação que a foto da cicatriz de Bolsonaro é de 2017 e portanto não seria dele, ou, na verdade, seria anterior ao atentado que ele sofreu no dia 6/09/2018.

De acordo com a "informação", a suposta farsa da foto da cicatriz de Bolsonaro teria sido descoberta através da busca da imagem no Google. O buscador teria mostrado, no seu resultado, que ela teria sido postada no dia 5 de maio de 2017 no fórum do 4CHAN, mais precisamente no tópico POI ( Politicamente Incorreto)


A foto da cicatriz de Bolsonaro é de 2017?

Verificação dos fatos - Antes de mais nada, é preciso entender que não se deve confiar plenamente nas datas que aparecem na SERP (Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”) do Google ou qualquer outro buscador. É preciso clicar no link apresentado para confirmar a data.

Não podemos esquecer que um site pode ter uma postagem antiga e atualizar colocando um foto recente e dificilmente uma pessoa saberia que uma foto de 2018 foi inserida em uma postagem de 2017 ou 2006.

Mas esse não é o caso da foto da cicatriz de Bolsonaro que aparece na SERP do Google como de 2017. O que ocorreu nesse caso é que o Google deu como data a criação do tópico do fórum do 4CHAN, ao invés da data em que a foto foi postada no tal fórum.

Ao clicar no link apresentado pelo Google, o internauta é levado para a postagem do dia 09/09/18 (dom) feita ás 16:44:04.  (aqui)


Assim, podemos concluir que a informação de que a foto da cicatriz de Bolsonaro é de 2017, ao menos no que refere a postada no 4Chan e ao resultado do Google, é falsa. 

O Hospital Israelita Albert Einstein, onde o candidato está internado, disse que não comenta e nem confirma a situação. A assessoria da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, local onde Bolsonaro teve seu primeiro socorro, garantiu que a foto não foi tirada no hospital.

Ora, realmente o Bolsonaro sofreu um atentado, isso não se pode negar. Os hospitais envolvidos disseram que o paciente sofreu uma laparotomia exploratória mediana e a sutura mostrada na foto é compatível com o problema, logo, não existe motivos para se duvidar da autenticidade da foto.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox