Breaking

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Caminhões do Exercito fazem campanhas para Bolsonaro - FALSO

Fake News - Confusão - De acordo com vídeo que circula nas redes sociais, andam pelas ruas do Rio Grande Sul uma carreata com caminhões do Exército Brasileiro fazendo campanha para Bolsonaro e para o Tenente Coronel Zucco, que concorre para Deputado Estadual pelo PFL.

Evidentemente, que o uso de caminhões do exercito para fazer campanhas de candidatos é crime  eleitoral, e, portanto, muita gente começou a espalhar a notícia nas redes sociais e enviaram reclamações ao Twitter do Tribunal Superior Eleitoral pedindo as devidas providências e até as impugnações das candidaturas de Bolsonaro e Luciano Zucco.


Mas as coisas não são bem assim:

Houve, de fato, uma grande confusão e, provavelmente, uma indução ao erro propositadamente, mas não ocorreu crime eleitoral algum.

É verdade que Caminhões do Exercito estão fazendo campanha para Bolsonaro?




Verificação dos fatos - De acordo com os advogados do candidato a Deputado Estadual, os caminhões que fazem campanha para Bolsonaro e Zucco não pertencem mais ao exército brasileiro. Foram adquiridos em leilões, de forma legal, e, portanto, não infringem nenhuma lei eleitoral.

Os caminhões não possuem logotipo do Exército, nenhuma identificação de se tratar de um bem das Forças armadas e suas placas são de civis.

Veja o vídeo


Não se trata de um crime eleitoral o uso de caminhões que não pertençam mais ao Exército. O uso da cor Verde Oliva e pinturas de camuflagens, características do Exército, não configura crime, podendo ser usada até mesmo no vestuário.

O edital dos Leilões de veículos militares pode ser lido aqui.

O site do Cardoso Leilões fez, recentemente, um leilão de diversos veículos do exercito com lance inicial de R$ 17 mil, aqui.


No Mercado Livre existe a venda de caminhões que outrora pertenceram ao exército e características militares, aqui.



Resumindo - Apesar de claramente haver uma indução ao erro, ao se fazer acreditar que o exército brasileiro estaria apoiando publicamente com o uso de sua frota veicular a campanha de Bolsonaro e de Luciano Zucco, não há crime eleitoral algum, já que os veículos foram adquiridos de forma legal, são particulares, possuem livre direito de circulação, desde que regularizados junto ao DETRAN, não possuem símbolos oficiais das forças armadas e possuem placas civis.

Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox