Breaking

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Abacaxi com Coca-Cola cura pedras nos rins e vesícula ou é mortal?

Mitos e lendas urbanas - Abacaxi com Coca-Cola cura pedras nos rins e na vesícula? Coca-cola com abacaxi é uma bebida mortal?


A falta de estudos científicos capazes de comprovar o poder de cura de um determinado item, ou uma combinação de diversos produtos faz a alegria dos palpiteiros da saúde alheia e, obviamente, de sites do nicho de saúde que nada entendem do assunto e apenas replicam os ingredientes de "curas milagrosas".

No caso da mistura de suco de abacaxi com Coca-cola, um fato curioso acontece. Se por um lado existe o boato que essa panaceia faz mal á saúde e pode ser mortal, por outro há a crença que misturar abacaxi com Coca-cola é indicado para expelir cálculos renais e pedras na vesícula (colelitíase).

Mas, afinal, qual a verdade sobre esse assunto?

Abacaxi com Coca-Cola cura pedras nos rins e vesícula ou é mortal?

Abacaxi com Coca-Cola cura pedras nos rins e vesícula ou é mortal?




Verificação dos fatos - Como já dissemos na introdução dessa checagem, não existem estudos científicos comprovando a eficácia do uso de Abacaxi com Coca-Cola como método eficaz para expelir pedras dos rins ou da vesícula. 

Mas, ainda assim, existem relatos de pessoas que juram terem se curado bebendo Coca com abacaxi, e essa a informação tem sido amplamente compartilhada - como "medicina popular" - nas redes sociais há muitos anos.

No blog Plugbr, Silvano Vilela, um Farmacêutico Bioquímico que trabalha em um Laboratório de Análises Clínicas dentro de um Hospital Público, compartilha - desde 2006 - "experiências de um laboratório dentro de hospital", escrevendo sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. 

Silvano Vilela relata - em uma postagem - como eliminou as pedras nos rins que tanto lhe incomodavam. No seu relato, assim como nos comentários da postagem, ele deixa claro que não abandonou, em nenhum momento, o uso de medicamentos indicados para o seu caso clínico e que utilizou, por 3 vezes, a mistura de abacaxi com Coca-cola quando as dores estavam cada vez mais insuportáveis. E a pedra, de 3 a 4 milímetros, desceu dois dias depois.

Um exame de urografia, feito dois dias depois, mostrou que Silvano ainda possuía algumas pedras em seus rins, mas que não eram de tamanhos consideráveis, e, por isso, lhe foi recomendado beber muita água, alem de, é claro, seguir tomando os fármacos indicados.

Não há, evidentemente, nenhuma comprovação que tenha sido a Coca-cola com abacaxi o agente responsável pela eliminação das pedras nos rins de Silvano, já que ele faz o uso da medicação indicada para expelição dos cálculos renais, como se é esperado nesses caso.

Médicos e especialistas informam que o consumo do abacaxi pode ser feito livremente durante o tratamento de cálculos renais e colelitíase, mas que a ingestão de refrigerantes não é indicada devido a alta presença de sódio em suas formulações, o que prejudicaria o tratamento. Não mata, mas não é indicado.

Por falar em matar, a boataria dizendo que beber coca-cola com abacaxi pode ser fatal é pura baboseira,  já que não há nenhum relato na literatura médica sobre óbitos oriundos da ingestão desses produtos em forma de mistura única ou concomitantemente.

Resumindo - Não existe nenhuma comprovação científica acerca da capacidade do abacaxi com Coca-cola ser capaz de expelir cálculos renais. Somente há relatos e histórias de pessoas que fizeram uso de tal mistura e tiveram sucesso, assim como, também, existem relatos de pessoas que não tiveram nenhuma melhora em seus quadros clínicos após dias usando tal beberragem. 

E não, Coca-cola com abacaxi não mata.


Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox