Breaking

terça-feira, 17 de julho de 2018

Boato - Polícia Federal alerta: Vídeo do papa dançando samba é virus

Boato - Áudio de um suposto Delegado da Polícia Federal, Jaime Paranhos, alertando as pessoas sobre um vídeo chamado "Papa dançando samba" que, de acordo com o revelado no áudio, seria um virus "ladrão de senhas". Ou seja, roubaria todas as senhas da vítima armazenadas no celular.

Esse boato é apenas uma variação de outras baboseiras antigas que falam da existência de vídeos com vírus capazes de formatar o celular da vítima e que já foram desmentidos aqui no Boatos.info nas postagens: Vídeo da dança do Papa e o Falso vírus de celular e Marina briga com vizinha por causa de caneca.

Será que é verdade que o vídeo do Papa dançando samba é um vírus ladrão de senhas?

Verificação dos fatos - O áudio que tem sido compartilhado no Whatsapp não dá, poe si só, veracidade á sua autoria - supostamente atribuída a um delegado da Polícia Federal de nome Jaime Paranhos. Mas o Portal da transparência do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que mantém uma lista de todos os Servidores Federais indica que não existe ninguém com o nome de Jaime Paranhos no seu quadro de funcionários.


O Delegado Federal não existe, assim como não existe nenhum vídeo do papa dançando samba ou outra dança qualquer.

Além disso, não existe uma forma de um vídeo passar vírus para o celular apenas executando o player. Seria preciso ter um arquivo nele. E o Whastsapp não permite execução de nenhum tipo arquivo além de fotos e videos comuns.

Acredite, sem bobagens conspiracionistas, se existisse essa história de vídeo transmitindo vírus pro celular, empresas como McAfee, Norton, Avg, Avira Symantec etc já teriam alertado todos os sites de tecnologia e essa informação estaria sendo repassada a todos por fontes confiáveis e não por um áudio qualquer, facilmente forjável, enviado através de compartilhamentos no Whatsapp.








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox