Breaking

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Adultos já vacinados precisam tomar vacina contra sarampo?

Boato - Circula nas redes sociais um alerta irresponsável que pode causar um colapso na campanha de vacinação contra o sarampo. De acordo com o aviso, pessoas com até 29 anos de idade, mesmo que já tenha sido vacinado na infância, precisa tomar duas doses da tríplice viral.

A informação é falsa, e embora não faça mal diretamente a quem já tomou as doses, pode causar, caso seja seguida a risca, um grande problema de abastecimento no estoque da vacina, prejudicando quem nunca foi vacinado.


Texto do boato na íntegra - " CAMPANHA de VACINAÇÃO: Pessoas adultas até 29 anos tem que tomar 2 doses da vacina contra sarampo (tríplice viral) mesmo que vacinado na infância, tendo cartão de vacina ou não .
30 anos até 49 tomar 1 dose da vacina.
Acima de 50 não precisam pq provavelmente tiveram contato com a doença.
Os postos de saúde já estão vacinando.Vamos nos vacinar , avisar a família e amigos"

Adultos já vacinados precisam tomar vacina contra sarampo? 

Verificação dos Fatos - Diante do surto de sarampo que está ocorrendo no Brasil, algumas informações foram passadas pelos agentes de saúde, como a FioCruz, e portais de notícias, como o G1, pedindo que além das crianças, adultos que NUNCA tomaram a tríplice viral, também devem se vacinar as pessoas que NÃO SE LEMBRAM se as tomaram ou não.

Quem está com as vacinações em dia não precisa tomar novamente

Mas claro que espíritos-de-porcos se aproveitaram da preocupação com o sarampo para disseminar informações falsas que podem prejudicar as pessoas que realmente dela necessitam, criando um boato, falso, evidentemente, dizendo que TODAS as pessoas até 29 anos, independente de já terem sido vacinadas devem tomar novas doses.

Quem realmente precisa tomar a vacina contra o sarampo?




Pessoas de todas as idades, não imunizadas ou que não se lembram de terem sido vacinadas, podem ser vacinadas.

Posto Público  - O Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos. Também é possível receber a vacinação gratuita até os 49 anos.

Pessoas com 50 anos ou mais não são atendidos pela campanha de vacinação governamental gratuita, pois, acredita-se que já pegaram a doença ou foram imunizados naturalmente por terem vividos em épocas que a doença era bem frequente.

Ainda assim, se o indivíduo acima de 50 anos quiser ser vacinado, ele deve procurar atendimento particular e, portanto, pagar à rede privada o valor da dose necessária.

Quem não pode tomar a vacina contra sarampo?

Não podem ser vacinadas a gestantes, crianças menores de 6 meses, quem já estiver com sarampo e pessoa que possuam sua imunidade comprometida

Resumindo - Somente deve tomar a vacina contra sarampo quem nunca foi vacinado ou aqueles que não se lembram se a tomaram ou não, e ainda, gestantes, nens menores de seis meses e  pessoas imunocomprometidas.

Deixe a vacina para quem realmente precisa.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox