Breaking

domingo, 17 de junho de 2018

McDonald's não está demitindo caixas para instalar robôs - A verdade

Tem circulado nas redes sociais uma notícia destorcida informando que a rede de Fast-food McDonald's estaria demitindo operadores de caixa e os substituindo por robôs de autoatendimento através de telas de touchscreen.

Algumas versões da fake news baseadas na entrevista do CEO da McDonald's, Steve Easterbrook  ao site da CNBC, dizem que as demissões são motivadas pela alta do salário mínimo, nos EUA, de US$ 7,25 para 15 dólares a hora.



Entre mentiras e verdades saiba o que realmente acontece sobre a substituição dos caixas do McDonald's por terminais de autoatendimento.

Mentira - McDonald's está demitindo caixas para instalar robôs.

Verificação dos fatos :

VERDADEIRO - O McDonald's anunciou planos para instalar quiosques de autosserviço em oito ou nove mil lojas nos próximos anos.

FALSO - O McDonald's não está substituindo os caixas por "robôs", a cadeia não está eliminando todos os caixas, os quiosques de autoatendimento não são uma resposta a um salário mínimo mais alto proposto nos EUA.

Explicação - Diante da modernização do mundo através da tecnologia, as redes de fast-food estão de fato investindo em telas de autoatendimentos, onde o cliente monta o seu combo e ali mesmo efetua o pagamento em cartão ou dinheiro.

Lojas do McDonald's no Canadá, Austrália e Reino Unido já estão totalmente integrados ao serviço de quiosques e pedidos móveis. As lojas na França e na Alemanha também estão quase completamente transformadas com essa nova tecnologia.

Vale lembrar que as telas de touchscreen não são robôs, mas painéis de pedidos e terminais de processamento de pagamentos. 

Outra informação falsa é a de que a rede teria planos de instalar os terminais em todas as lojas até 2020, quando na verdade o CEO, Steve Easterbrook, disse que eles pretendem instalar 1000 terminais por trimestre atingindo, assim, cerca de  8000 ou 9000 locais com a tecnologia.

Sobre as demissões dos operadores de caixa do McDonald's - Apesar da implementação do sistema automatizado, eles não eliminam a necessidade de funcionários que possuem papel fundamental no auxílio ao público tanto na hora da montagem dos combos, oferecendo sugestões, quanto na ajuda de operação das máquinas.

Os demais operadores caixas são transferidos para outras funções.

Embora no futuro possa haver uma diminuição de novas contratações, não há, de fato, nenhuma demissão ocorrendo.

O mais interessante é que, apesar da discussão ter tomado grande impulso nos dias de hoje, essa balela da automatização das lojas do McDonald's serem uma resposta a proposta do aumento do salário mínimo americano é de 2015, como bem desmentiu, nessa matéria, o site Snopes, especialista em esclarecer e desmentir Fake News. 

Aqui no Brasil já existem lojas do McDonald's com o sistema de autoatendimento, assim como lojas do Bob's, Burger 





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox