Breaking

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Saques aos supermercados Guanabara e Assai em Bangu - Falso

Fake News -  Grupos do Whatsapp e Facebook estão espalhando nas redes sociais noticias de saques ás redes de supermercados Guanabara e Assaí Atacadistas em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o áudio, que circula juntamente com fotos, além dos saques aos supermercados estaria ocorrendo arrastões nos Shoppings que, inclusive, se viram obrigados a fechar as portas.

Saques aos supermercados Guanabara e Assai em Bangu - falso

Em tom alarmista e sem dar muitos detalhes , o Áudio alerta - "Gente, eu tô aqui em Bangu, tá uma correria, tá um arrastão. O pessoal entrou dentro do mercado Assaí, fizeram um arrastão, tão saqueando tudo. Saquearam o Assaí, saquearam o Guanabara, o Inter. Pessoal tava entrando nos shoppings. Tava correira, Não vem para Bangu. Mandaram compartilhar nos grupos."

Será verdade que está tendo arrastão e saques nos supermercados no Rio de Janeiro?

Verificação dos fatos -  Com a greve dos caminhoneiros o número de notícias falsas e alarmistas cresceram  e se multiplicaram de forma assustadora, fazendo com que a população fique a deriva dos acontecimentos reais.

Felizmente existem muitas páginas no Facebook que fazem alertas de ocorridos nas cidades e bairros como a página "Onde Tem Tiroteio-RJ. OTTRJ", que prontamente desmentiu o ocorrido através dos relatos de seus seguidores. Segundo a OTT, esse boato é um terrorismo psicológico que não condiz com a verdade. Não há relato de arrastões ou saques na área.

Além disso, a assessoria da Polícia Militar informa que policiais do 14º BPM (Bangu), responsáveis pela área, não foram acionados para nenhuma ocorrência nos dois estabelecimentos e ressalta que as imagens e as informações que circulam nas redes sociais são boatos.

E de fato, as imagens são de saques ocorridos em Tucuman, na Argentina, durante uma greve policial. Na época, 2013, uma onda de violência se espalhou pela falta de policiamento local.

Uma outra imagem que circula junto com o boato se refere a uma série de saques ocorridos na Bahia em 2014, também devido a falta de policiamento que se encontrava em greve. Fonte G1.

Concluindo: são falsos os relatos de saques aos supermercados Guanabara e Assaí Atacadista em Bangu devido a greve dos caminhoneiros.Ainda não chegamos a esse ponto e esperamos não chegar, por mais que idiotas passem correntes falsas incitando a população com terrorismo psicológicos.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox