Breaking

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Vídeo a Dança do Papa e o falso virus do Whatsapp


Boato - Quem usa Whastapp tem recebido um alerta sobre um vírus chamado a Dança do Papa. De acordo com o alerta, se a pessoa receber em seu whatsapp um vídeo com o nome "A Dança do Papa", não deve abrir o vídeo, pois, ele conteria um poderoso vírus que formataria imediatamente o  celular da vítima.

Como todo bom boato, o alerta pede para que as pessoas repassem o alerta para o maior numero de pessoas para assim evitar que os amigos sejam contaminados pelo virus da Dança do Papa. 
Confira a mensagem repassada por usuários sobre a Dança do Papa - na foto a mensagem falsa em italiano.


"Urgente: Diga a todos os seus contatos para não fazer o download de um vídeo chamado 'A Dança do Papa'. É um vírus que formata o seu celular. Atenção, é muito perigoso.Já fizeram um alerta na rádio. Passe essa mensagem para o maior número de pessoas. Foi anunciado até nas rádios dos Estados Unidos."

O vídeo a Dança do Papa é um vírus que formata o celular?

Verificação dos Fatos - Esse alerta teve origem na Espanha ainda em Abril de 2014, e se espalhou fortemente pela Europa depois que ganhou uma tradução italiana em Abril de 2015

Somente agora no final de Maio e inicio de Junho que o tal alerta chegou ao Brasil e tem se espalhado rapidamente pelo Whatsapp com versões para o Facebook.

A origem desse boato provavelmente está relacionado a uma dança que os Bispos fizeram durante a missa celebrada pelo Papa Francisco em 28 de julho de 2013 na Praia de Copacabana, que ficou conhecida como o maior Flash Mob da historia que reuniu 3 milhões de pessoas.

Assista ao vídeo da dança do Papa no player abaixo:


Um vídeo compartilhado no Whatsapp pode ter virus e formatar um celular?

Como já esclarecemos na matéria "Vídeo Mariana briga com vizinha por caneca é virus: FALSO!",  não existe uma forma de um vídeo passar vírus para o celular apenas executando o player. Seria preciso ter um arquivo nele. E o Whastsapp não permite execução de nenhum tipo arquivo além de fotos e videos comuns.

Os vírus ou malwares de celulares podem se manifestar de diversas formas, incluindo problemas técnicos no aparelho. Os vírus mais comuns enviam propagandas não solicitadas, redirecionamentos automáticos para páginas estranhas, aparições de ícones estranhos, lentidão por parte do aparelho, excesso de uso da conexão de dados, entre outras atividades estranhas.

Quando um malware infecta um smartphone suas ações irão se restringir ao nível mais exposto, limitando-se aos dados dos usuários e, muito raramente, tendo acesso às funções vitais do sistema.

Conclusão: O alerta é totalmente falso, não existe nenhum vírus que usa a dança do Papa para formatar celular. Trata-se apenas de hoax criado na Espanha em 2014 e virou viral depois que foi traduzido para o Italiano e recebeu traduções para o mundo inteiro.


Um comentário:

  1. […] exemplos podemos citar o caso vídeo a dança do Papa e o vídeo Mariana briga com vizinha por caneca. De acordo com o boato ambos seriam virus […]

    ResponderExcluir

Adbox