Breaking

segunda-feira, 16 de abril de 2018

A china executou 26 políticos por corrupção - Falso

Fake News e verdade deturpada - boato diz que a China executou 26 políticos por corrupção e mostra foto comprovando a punição.

Em um Brasil tomado por crimes de corrupção política e sensação de impunidade é natural que brasileiros revoltados busquem mundo a fora justiçamentos que eles consideram exemplares. E, para os revoltados, quem comete crime de colarinho-branco deve ser morto.

Ocorre que para fazerem valer suas ideias e ideais buscam na mentira e na farsa a exemplificação dos seus desejos. Publicam embustes e recebem milhares de compartilhamentos como se fosse uma verdade.

A china executou 26 políticos por corrupção


No caso da foto em que a legenda diz que a China executou 26 políticos corruptos ocorreu uma deturpação dos fatos associada com uma mentira.

Mentira - A China executou 26 políticos por corrupção.




Verificação dos fatos - É verdadeiro que a China tem como lei a execução de quem for pego cometendo o crime de corrupção passiva. Mas, segundo a revista TIME, isso dificilmente ocorre, já que existem atenuantes como confissão do roubo ou devolução do produto roubado.

Mas nem todos possuem a mesma "sorte": De acordo com uma reportagem do G1, em 2007 o ex-chefe da Administração Estatal de Alimentos e Remédios da China, Zheng Xiaoyu, foi executado por ter recebido U$820 mil em subornos para aceitar novos medicamentos, inclusive um antibiótico que teria matado pelo menos 10 pessoas. A defesa alegou que a pena era severa demais e em contrapartida ao perdão ofereceu dedurar outras pessoas. Sem sucesso, já que as investigações já as encontraram. 

Já a foto que o rumor aponta falsamente se tratar da execução de 26 políticos corruptos, na verdade é referente a execução de 26 condenados - em 2007 -  que praticaram um dos 46 crimes que são passíveis de pena capital, como esclareceu o jornal EL Mundo. na época.

Resumindo - Embora a China tenha na sua legislação a pena de morte para políticos corruptos, isso raramente ocorre,  e é falsa a notícia da execução de 26 políticos chineses que foram pegos em maracutaias, na verdade foram execuções por outros crimes.







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox