Breaking

segunda-feira, 5 de março de 2018

Criança Síria dormindo nos túmulos de seus pais - Falso

Será verdade que uma criança síria foi fotografada dormindo no túmulo de seus pais?

A guerra da Síria tem sido um alvo fácil para a disseminação de boatos, mentiras e viralizações de postagens através de apelos sentimentais de conteúdos duvidosos, e a fotografia da suposta criança síria dormindo no tumulo de seus pais é um bom exemplo da deslealdade dos criadores de fake News.

A foto está viralizando por aqui desde o início de março de 2018 e tem deixado muita gente entristecida e emocionada, mas possui um grande problema: Ela é completamente falsa em todos os sentidos.

Os túmulos não eram túmulos, mas pilhas de pedras, o órfão não era um órfão, mas o sobrinho do fotógrafo, e a fotografia foi tirada na Arábia Saudita.

A verdade sobre a Foto da criança deitada entre os túmulos de seus pais:

De acordo com o site Beirute.com, em 17/01/2014, o fotógrafo da Arábia Saudita, Abdel Aziz Al-Atibi, ficou chocado ao descobrir que o retrato que tirou de seu sobrinho, Ibrahim, em 3 de janeiro, na Arábia Saudita, foi compartilhado em redes sociais e relatado como uma imagem de uma criança síria encontrada dormindo perto dos túmulos de seus pais.

Al-Atibi diz ao site Beirut.com que tirou a foto, que foi encenada com tumbas falsas, como parte de um projeto conceitual. "Eu sou fotógrafo e tento falar sobre o sofrimento que está acontecendo na sociedade, é o meu hobby, e o meu exagero tem como objetivo entregar minha idéia", diz ele.





Quando postou a foto no Instagram, ele escreveu: "alguns filhos podem sentir que os corpos de seus pais mortos são mais afetuosos com eles do que as pessoas com quem eles vivem".





O site inglês Independent, esclareceu que Al-Otaibi se dirigiu ao usuário do Twitter  @americanbadu, que foi um dos primeiros a deturpar o sentido da foto - a atribuindo a uma vítima da guerra da Síria -  para pedir-lhe que corrigisse o contexto da foto, esclarecendo que se tratava de um simples ensaio fotográfico e não uma imagem e situação real.

Ele recebeu a resposta: "Por que você afirma que é uma imagem da Síria e ganha uma recompensa de Deus?  Você está exagerando".

Diante da negativa do fotógrafo em continuar com a farsa, @americanbadu removeu a postagem do Twitter, mas já era tarde demais: A foto já tinha sido viralizada com a versão falsa, o que ocorre até os dias de hoje, mesmo tendo se passado 4 anos.






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox