Breaking

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Filho do Bolsonaro marca a presença dos deputados ausentes - FALSO!

Boato e Fake News - Vídeo insinua que um dos filhos de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, teria marcado a presença de Deputados ausentes na Câmara dos Deputados durante o feriado prolongado de carnaval.

O vídeo com cerca de 40 segundos de duração, mostra - através de uma tomada do alto, uma Câmara parlamentar com poucas pessoas presente, dentre elas um homem com as mãos repletas de cartões  funcionais que são inseridos nos painéis de diversas "cadeiras".


Eduardo Bolsonaro,  Filho do Bolsonaro marca a presença dos deputados ausentes - FALSO!

Inicialmente o video foi compartilhado nas redes sociais apenas com o título "Flagrante dos deputados marcando presença de colegas durante o carnaval", sem esclarecer que Deputado seria. Mas devido a uma semelhança física e ao ângulo desfavorável que foi feita a filmagem, pessoas contrárias a candidatura de Bolsonaro associaram a figura do homem ao deputado Eduardo Bolsonaro.

Veja o vídeo:





Será verdade que Eduardo Bolsonaro marcou a presença dos deputados ausentes na Câmara?


Publicidade:




Verificação dos fatos - Inicialmente é preciso esclarecer dois fatos importantes:

Primeiro que o sistema de confirmação de presença e registro de votação da Câmara dos Deputados no Brasil é feito através de biometria - leitura de impressão digital - como informa o site da Câmara.

Segundo que, bem, estamos no Brasil e é óbvio que plenário não funciona nesse período, o que também pode ser visto no site da Câmara, aqui.

A página Bolsonaro Opressor 2.0 postou, aqui, um vídeo comparando o homem que aparece no vídeo com o Eduardo Bolsonaro, e nele podemos ver que o Filho do Bolsonaro é muito mais careca que o homem flagrado marcando presença dos ausentes.

O vídeo na verdade foi filmado na Ucrânia, cujo sistema de votação no parlamento  exige que os deputados votem com seus cartões pessoais. Ocorre que, segundo o  Euromaidan Express,  por lá é comum parlamentares presentes usarem os cartões de seus colegas partidários ausentes para votarem no lugar deles.

A população da Ucrânia, inclusive, anda revoltada com essa artimanha de seus parlamentares, que apesar de ser proibida pela constituição ucraniana ainda vigora sem o menor pudor.

Assista no vídeo abaixo os parlamentares ucranianos votando no lugar de seus colegas ausentes.


Concluindo - É falsa a informação de que o filho do Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, tenha batido o cartão de presença de seus colegas de partido ausente durante o feriado do carnaval. O vídeo se passa na Ucrânia.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox