Breaking

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O câncer é causado por uma deficiência de "vitamina B17"? FALSO

Boato - VITAMINA B 17: *Câncer & Negócios Multimilionários* O câncer não é uma doença, mas um negócio.

O texto, acima, tem circulado por diversas redes sociais e blogs causando um grande alvoroço e trazendo uma esperança falsa á milhares de pessoas portadoras dos mais variados tipos de câncer. Um grande embuste, e uma grande falta de caráter, criada para vender livros, medicamentos naturais encapsulados, palestras e outras formas alternativas de lucros tais como likes e compartilhamentos de sites de cura através da natureza.



Essa história do câncer não ser uma doença e sim uma deficiência de vitamina B17, usa velho artificio da cura milagrosa pelos poderes da natureza, como as garrafadas que fazem crescer cabelo em ovo, vendidas por charlatões ao longo da história humana. O assunto, embora já esclarecido como engôdo dos que vivem de "medicina alternativa", continua a ser difundido por blogs de saúde natural e curas pela natureza, que lucram imensamente com o grande tráfego viral que o assunto capta através do desespero dos doentes, seus amigos e parentes, que estão dispostos a tudo para cura e a vida..

O mais interessante nessa tese falsa, e potencialmente perigosa, é que ela é espalhada sem base alguma por sites e pessoas que apenas republicam o que leram, como se fossem verdades absolutas incontestável. Mas elas mesmas nunca experimentaram.

Basicamente o boato usa uma comparação com o escorbuto (deficiência de Vitamina C na dieta) para declarar, falsamente, que o câncer é causado por uma deficiência de "vitamina B17 e que pode "milagrosamente" ser curado comendo "diariamente 15 a 20 sementes de damasco ou pêssego; comer rebentos de trigo; o broto de trigo é uma medicina milagrosa contra o câncer, é uma rica fonte de oxigênio líquido e o mais forte contra o câncer, chamado Laetril (substância derivada de tonsilar);"

O grande difusor dessa teoria é um link apontando para site Mother Earth News - the original guide to living wisely (Notícias da Mãe Terra - o guia original para viver sabiamente), que relembra a entrevista dada em 1978 pelo Dr. Harold W. Manner - Professor de Biologia e Presidente do Departamento de Biologia da Universidade Loyola de Chicago.

Publicidade:







No boato viral é citado o livro "World Without Cancer" considerado como um livro caça-níquel típico dos charlatões, como visto aqui.

A rigor, nenhuma farmacopeia no mundo classifica como vitamina a Laetrile ou B17, também conhecida como amigdalina. A tentativa de classifica-las como vitamina foi uma forma de burlar a FDA - sigla de Food and Drug Administration, que significa Administração de Comidas e Remédios (em português). FDA é um órgão do governo dos Estados Unidos, criado em 1862, com a função de controlar os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas.

Um ensaio humano de 1982 que tratou 78 pacientes com câncer de amígdala, publicado no New England Journal of Medicine, concluiu : -"Nenhum benefício substancial foi observado em termos de cura, melhora ou estabilização do câncer, melhora dos sintomas relacionados ao câncer ou extensão da vida útil. " Fonte

Uma revisão de 2015 de mais de 200 citações relacionadas à amígdalina, laetrilha e câncer concluiu: "As alegações de que laetril ou amigdalina têm efeitos benéficos para pacientes com câncer não são atualmente suportadas por dados clínicos sólidos. " Fonte

A enganação da B17 como cura do câncer tem sido tão lucrativa que  Ralph W. Moss, um dos principais defensores do laetril, fornece por US $297,00 um relatório personalizado sobre o seu diagnóstico de câncer e a dieta a ser seguida. E nem precisa estar presente, basta pegar o telefone e ligar.

É inacreditável como as pessoas são capazes de acreditar em uma conspiração farmaco/médica que oculta a cura milagrosa do câncer, mas não desconfiam do charlatanismo desses falsos gurus e suas panaceias (planta, beberagem, simpatia, ou qualquer coisa que se acredite que possa remediar vários ou todos os males). 








Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox