Breaking

domingo, 26 de novembro de 2017

Vídeo: celular causa explosão em posto de gasolina – Saiba a verdade

 Boato em vídeo: usar celular causa explosão em posto de gasolina.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a explosão de um carro, supostamente causada pelo uso de celular durante o abastecimento do veículo, tem deixado muita gente em alerta e paranoica. O vídeo, obtido das câmeras de segurança do posto de gasolina, é bastante rápido e não mostra a real causa da explosão e deixa uma pergunta no ar: será que usar o celular enquanto se abastece o carro pode causar uma explosão?

Assista abaixo o vídeo, obtido das câmeras de segurança do posto de gasolina que foi compartilhado com o seguinte texto:



“Utilidade pública! NÃO USE O CELULAR QUANDO ESTIVER ABASTECENDO SEU CARRO!!! ⚠ Falaram que na hora de abastecer o marido saiu e a mulher ficou dentro do carro mexendo no celular 😱😱😱. Não é á toa que tem placa de proibido celular!” (sic)


Será verdade que usar celular causa explosão em posto de gasolina?

Verificação dos fatos –  A explosão do posto de gasolina gravado no vídeo não foi causado pelo uso de celular e sim pela explosão do cilindro do Gás Natural Veicular – GNV.

O lamentável acidente ocorreu no dia 08/04/2017, em um posto de gasolina de Colubandê, São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, resultando na morte de Érica Lima, 27 anos e, ainda, deixou mais 2 pessoas feridas, incluindo o seu marido, Jorge Siqueira de Souza, que foi internado no Hospital Estadual Alberto Torres. Fonte – O Dia e G1.

Ou seja, o acidente foi causado pelo cilindro de GNV defeituoso. Entretanto, para Wesley Pinheiro, bombeiro, consultor e técnico de segurança e diretor da Fire Service do Brasil, uma das maiores empresas de formação de brigada de incêndio do país, não há o que temer em relação ao uso de cilindros de GNV.

De acordo com o especialista, os acidentes que acontecem com explosões normalmente são evidenciados por cilindros remanufaturados ou com reteste vencido. Sobre o acidente ocorrido em São Gonçalo, Wesley revela que é possível evitar.

“Para prevenir acidentes desse tipo, a pessoa tem que parar o carro na faixa indicada do posto, desligar o automóvel e as fontes de energia (rádio e farol), desembarcar todos, ir para frente do veículo e se distanciar do carro, pois na traseira é onde normalmente fica instalado o cilindro…”, explicou. Fonte – O São Gonçalo.

Sobre o uso de celular durante o abastecimento de carros e motos:

Apesar do aviso nos postos de gasolina pedindo para desligar o celular durante o abastecimento do veículo, o perigo de ocorrer uma explosão é quase inexistente. Porém, o medo de que a radiação eletromagnética sirva como um gatilho e induza algum tipo de corrente existe, ao menos na teoria. Para que aconteça um incêndio, é preciso que a força de uma bateria seja capaz de criar uma chama ou uma faísca, algo que os componentes de baixa voltagem de um smartphone dificilmente vão conseguir fazer.”

Embora nunca tenha sido registrado explosões em postos de gasolinas por causa do celular, existem muitas lendas urbanas sobre o assunto que começou a circular, em forma de corrente, na internet em 1999, de acordo com o site Snopes.

Em 2002 o boato voltou a circular, também como corrente, falando que a Shell Oil Company teria emitido um alerta de 3 incidentes em que os celulares explodiram durante abastecimentos de veiculos.

Caso 1
O telefone foi colocado na tampa do porta-malas do carro durante o abastecimento, ele tocou e o fogo resultante destruiu o carro e a bomba de gasolina.

Caso 2
Um indivíduo sofreu queimaduras severas na cara, pois atendia a uma chamada ao reabastecer seu carro.

Caso 3
Um indivíduo sofreu queimaduras na coxa e na virilha quando o telefone, que estava no bolso, tocou enquanto ele estava alimentando seu carro.

A própria Shell se encarregou de desmentir esse falso alerta, mas esclareceu que:

 Nessas circunstâncias, adotamos uma abordagem preventiva.

O uso de telefones celulares durante o reabastecimento de um veículo é desencorajado porque pode desviar a concentração e levar a possíveis derramamentos e acidentes. Uma série de fabricantes de telefones celulares recomendam que seus telefones não sejam usados ​​em áreas com atmosferas potencialmente explosivas porque há problemas de eletricidade estática não associados a telefones celulares. Fonte- Shell

Concluindo – O vídeo não mostra uma explosão de um carro por causa do uso do celular durante o abastecimento, mas sim, a explosão do cilindro do GNV. Apesar disso, embora o risco de uma explosão durante o uso de celular nos postos de combustíveis concomitante ao abastecimento seja bastante baixa e nunca de fato confirmada, os postos de gasolina e fabricantes de telefones mantém, por precaução e prudência, o aviso: NÃO USE O CELULAR QUANDO ESTIVER ABASTECENDO SEU CARRO!!!
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox