Breaking

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Polícia apreende Carne de cavalo em embalagem da FRIBOI? Falso

Notícia Falsa - Fake News: Polícia apreende carne de cavalo em embalagem da FRIBOI que seriam vendidas em feiras e açougues.

Depois que uma sequência de fotos contendo pessoas algemadas, cavalo estripado, estoque de carnes da Friboi caiu na rede, começou a correr uma série de fake news sobre o tema, mudando os motivos e a localização do ocorrido.





Para alguns o "14° BPM teria prendido uma quadrilha que matava cavalos e vendia a carne como se fosse de boi na região de Realengo, Padre Miguel e Bangu - localidades do Rio de Janeiro."

Para outros, A policia ambiental teria prendido um homem preparando carne de cavalo para vender em  açougues, nas áreas de Pradópolis, Barrina Dumont, Guatapara, Guariba (regiões de SP) no dia 20/11/2017. A carne seria comercializada como ponta de peito da Angus, Fraldâo, Contra filé. A Polícia Florestal de Jaboticabal SP estaria investigando mercados envolvido no crime alimentício. A postagem ainda pedem para repararem na marca da carne que seria Friboi.

Algumas páginas no Facebook postaram a seguinte notícia "Polícia apreende carne de cavalo que seria vendida em feiras públicas. Na matéria da Uol foi informado que foi na Zona da Mata em Pernambuco e não em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. Muitos seguidores falando que foi Na Bolívia e outros Venezuela. Só sei que não foi no RJ." (sic)

Vamos analisar os fatos:

A Polícia apreendeu Carne de cavalo em embalagens da Friboi que seriam vendidas nas feiras?




Verificação dos fatos - As fotos mostrando as embalagens de carnes da Friboi espalhadas em uma sala são de 12/11/2015. Segundo o portal Maringá O Diário, essas fotos são relativas a uma apreensão da polícia durante o acidente de um caminhão frigorífico. Cerca de 500 pessoas saquearam o caminhão que tombou na Rodovia Anhanguera, no município de Porto Ferreira - SP - http://maringa.odiario.com/mundo-insano/2015/11/saqueadores-ostentam-com-carne-retirada-de-caminhao-acidentado/1503319/. A carga era de carnes da Friboi, mas nada tinham a ver com carne de cavalo. Era carne de boi.

Já as fotos dos elementos presos e do cavalo estripado - de acordo com o El Nacional - pertencem ao fato ocorrido na Venezuela no dia 13/11/17 Na Venezuela, ocasião em que o  o Destacamento de Comandos Rurais (DCR) 629 da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) teria capturado bandidos que matavam cavalos para vender como carne na Venezuela.

Concluindo - É mentiroso o boato que diz que a polícia apreendeu Carne de cavalo em embalagens da Friboi que seriam vendidas em feiras e pequenos açougues no Brasil.

De fato a Guarda Nacional Bolivariana da Venezuela, prendeu - na Venezuela - bandidos que matavam cavalos e vendiam a carne para venezuelanos. Ou seja, nada a ver com FRIBOI e Brasil.

"Mas saiu no UOL..." sim de fato saiu no  JC (Jornal do Commercio de Pernambuco do do Grupo JCPM) Mas eles não apuraram os fatos, infelizmente, apenas deram ouvidos a rumores.

Mas não pense, o leitor, que carnes de cavalos não são vendidas de forma clandestina no Brasil. Aliás o Brasil, em 2015, exportou 2.800 toneladas de carnes de cavalo, que sem aceitação na mesa do brasileiro, serve como iguaria no mercado Europeu e Asiático. Os melhores compradores são, na ordem : Bélgica, Itália, Rússia, Japão e China.




Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox