Breaking

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Guerra civil declarada no Brasil - OAB a favor do povo - Boato Falso

Boato - Guerra civil acaba de ser declarada no Brasil - OAB se posiciona a favor do povo e contra a reforma da previdência.

Circula na internet uma notícia que mistura fatos verdadeiros com falsos, informando que devido a Reforma da Previdência, a guerra civil foi declarada no Brasil. A notícia segue de tal forma que dá a entender que tal guerra civil tem o aval da OAB, devido ao seu posicionamento contra a reforma da previdência. 

Guerra civil declarada no Brasil - OAB a favor do povo - Boato

É verdade que a Guerra Civil foi declarada no Brasil?

Publicidade:

Verificação dos Fatos - Faz tempo que se fala em uma guerra civil prestes acontecer no Brasil. Mas tudo não passa de exagero e empolgação de pessoas radicais e revoltadas com a situação do país. Em poucas palavras, o assunto guerra civil é mais um desejo e uma expressividade exagerada de indignação no Facebook do que um fato que esteja realmente acontecendo ou que já tenha acontecido.

Aproveitando a onda dessas postagens exageradas de guerra civil e até pedidos de intervenção militar no país, um blog, hospedado gratuitamente no Blogspot do Google, de nome Online Revista, mas com endereço eletrônico bem diferente - noticiaeverdadepontocom.blogspot.com.br  - Resolveu, de forma muito esperta e velhaca, dar uma notícia verdadeira junto com um título em parte falso e sensacionalista "Guerra civil acaba de ser declarada no Brasil - OAB se posiciona a favor do povo".

O título sensacionalista e falso é uma técnica chamada de clickbait (isca de clique), onde se usa artifícios de engodo, como títulos exagerados e imagens chocantes, para que o leitor desatento clique e compartilhe as postagens.

Ao ler a matéria da Online Revista o discurso muda, passa de Guerra civil declarada, para uma ameaça bravateira dizendo que se o Governo Temer não recuar irá ser declarada uma Guerras civil no Brasil. Passa do tempo presente atual para um futuro imaginário.
Texto da Online Revista:
A OAB acaba de se posicionar oficialmente contra a reforma da Previdência e a favor de todo o povo brasileiro. Precisamos compartilhar para todos os nossos amigos e familiares esta grande conquista, pois, agora sim, se o Governo Temer não recuar e efetivamente iniciar um "bom mandato", será desencadeada uma guerra civil nunca antes vista no Brasil.
E todo o assunto sobre a "guerra civil declarada no Brasil" se encerra por aí no blog espertalhão. O resultado dessa manobra manipuladora é que, segundo o próprio blog, eles tiveram em um único dia, 1.85 milhões de acessos no período de 00:01h do dia 27 às 01:00 do dia 28 de Março de 2017.


OAB se posiciona contra a reforma da Previdência?

Sim, de fato a OAB, em nota oficial, e entidades divulgaram uma carta aberta sobre a Reforma da Previdência.  A reunião ocorreu na sede da OAB Nacional, no dia 31 de Janeiro de 2017, para debater e consolidar um conjunto de propostas à reforma da Previdência Social anunciada pelo governo federal na PEC 287. Participaram, além das comissões de Direito Previdenciário da OAB Nacional e das Seccionais, dezenas de entidades representantes de setores da sociedade civil e também parlamentares. - Fonte: Site da OAB

O texto da OAB é longo, mas é interessante destacar o seguinte texto:
A PEC 287/2016 tem sido apresentada pelo governo sob discurso de catástrofe financeira e “déficit”, que não existem, evidenciando-se grave descumprimento aos artigos 194 e 195 da Constituição Federal, que insere a Previdência no sistema de Seguridade Social, juntamente com as áreas da Saúde e Assistência Social, sistema que tem sido, ao longo dos anos, altamente superavitário em dezenas de bilhões de reais. 
... a reforma da previdência prejudicará diretamente a economia dos municípios, uma vez que a grande maioria sobrevive dos benefícios da previdência social, que superam o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
Diante disso, exigimos a suspensão da tramitação da PEC 287/2016 no Congresso Nacional até que se discuta democraticamente com a sociedade, de forma ampla, mediante a realização de audiências públicas que possibilitem a análise de estudos econômicos, atuariais e demográficos completos, a fim de que se dê a devida transparência aos dados da Seguridade Social.  
É necessário garantir a participação da sociedade no sentido de construir alternativas que venham melhorar o sistema de Seguridade Social e ampliar a sua abrangência, impedindo o retrocesso de direitos sociais... 
Resumindo: O tal site, Online Revista, pegou o posicionamento da OAB, amplamente divulgado mídia, do dia 31 de Janeiro e dois meses depois, no dia 28 de Março, fez uma postagem com um título altamente sensacionalista informando que a guerra civil estava declarada no Brasil.

Apesar do verdadeiro conteúdo da notícia não se falar em guerra declarada e sim que, se Temer não melhorar o seu governo acabará desencadeando uma guerra civil no Brasil, podemos ver claramente que há uma manipulação inescrupulosa dos fatos no título da matéria. 

É mais que sabido que as pessoas não possuem o hábito de ler o conteúdo. Muitas pessoas tendem a se limitar ao título, e obviamente que um titulo dizendo "Guerra civil acaba de ser declarada no Brasil - OAB se posiciona a favor do povo", atrai mais leitores do que simplesmente, "OAB se posiciona a favor do povo na reforma da Previdência" ou "OAB é contra a reforma da Previdência'.

Esta matéria foi feita originalmente em Março de 2017 no meu outro site, Verdade Absoluta, e transferido para o Boatos.Info.
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox