Breaking

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Droga Burundanga é usada em assaltos e tráfico de órgãos - Boato

Boato ou Lenda Urbana - Alerta circula no Whatsapp alertando as pessoas que a droga Burundanga é usada em assaltos e tráfico de órgãos e que basta colocar os dedos por 30 segundos para a pessoa ficar "completamente desligada do mundo.

O alarmante boato, que mistura verdades exageradas com mentiras aumentadas,  não é novo e já se tornou um clássico da lenda urbana mundial, mas ainda assim ele volta circular quase todos os anos e assusta muita gente.

Como o texto do boato é longo optamos por coloca-lo na integra neste link: Boato completo Droga Burundanga . Por aqui vamos tratar de resumir e esclarecer as verdades e mentiras contidas nessa corrente virtual.

 A escopolamina é um alcalóide extraído da solanácea Brugmansia, uma planta ornamental de flores brancas em forma de trombeta
O texto do boato não especifica uma data do acontecimento, fala somente "No último sábado em frente a Praça da Matriz - próximo à Fumec", podendo ser qualquer sábado e em qualquer época e em qualquer lugar, já que a mudança do local do ocorrido é feita de acordo com a vontade do narrador. Temos versões de Portugal em 2013, por exemplo, em que o mesmo "golpe" teria acontecido na Praça de Espanha, em Lisboa.

Há  Versão em castelhano citando um centro comercial na esquina de avenida Clouthier y Patria na cidade de Guadalajara, México. Outra versão menciona centro comercial em Caracas, Venezuela e por aí vai.

Todos os textos falam de um homem sem uma perna, usando muletas, que pede para que a pessoa anote um número para ele em um cartão, que estaria impregnado pela droga burundanga, também conhecida como escopolamina. A vítima (o narrador, no caso) na maior boa vontade anota e em instantes passa mal, sentindo tonturas e perde a memória. Depois, já um pouco melhor, procura um hospital onde, após exames, é diagnosticada não uma intoxicação, mas uma reação por contato com a  "Burundanga" ou escopolamina."

Assustado, o médico avisa:

- "Não quero nem imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficassem em contato com ela por mais 30 segundos..." Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada deste mundo".

O médico, que se chama Dr. Raul, diz que muitas pessoas mortas que são encontradas sem os órgãos possuem restos da droga nos dedos. Ou seja, bandidos usam a burundanga para dopar as vítimas e roubar seus rins, pulmões, corações etc.

Qual a verdade e o que é a droga Burundanga ou escopolamina?

Publicidade:

Verificação dos fatos - A escopolamina é um alcalóide extraído da solanácea Brugmansia, uma planta ornamental de flores brancas em forma de trombeta. A escopolamina é um relaxante potente cujo princípio ativo, combinado com diferentes substâncias químicas, resulta no pó chamado de burundanga.

A planta também é conhecida como:  babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo e zabumba-branca.

Não é uma planta indicada para uso domestico, afinal, todas as suas partes são tóxicas e narcóticas, podendo provocar desorientação, perda de memória, estupor, vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas

Por outro lado, a escopolamina é usada pela industira farmacêutica como remédio para úlcera péptica, controle da secreção gástrica, espasmo visceral e cólicas de hipermotilidade espasmódica, espasmo vesical, cistite, espasmo pilórico e câimbra abdominal, em desarranjo do trato gastrintestinal, reduzindo os sintomas, assim como em disenterias, diverticulites e enterocolites agudas.

O remédio Buscopan, por exemplo, possui entre seus princípios ativos algumas miligramas de brometo de N- butilescopolamina, que é extraído da escopolamina.

Criminosos usam burundanga para assaltar e roubar órgãos?

É neste ponto em que o boato mistura a verdade com a ficção.

A burundanga é usada em roubos na Colômbia, mas não da forma como o boato distorce.  Na verdade, a burundanga não é uma substância específica, ela é uma especie de coquetel de diversas drogas, inclusive a escopolamina. Ela é semelhante ao "Boa-noite-cinderela" muito utilizado aqui no Brasil para dopar vitimas em boates, principalmente, mas não exclusivamente, homossexuais.

Segundo informações do site Thoughtco na matéria Burundanga Drug Warning a escopolamina apenas produz efeito após a sua ingestão ou inalação. O simples contato com papel contendo a droga em pó é incapaz de fazer com que ela penetre no organismo e ocasione o estado descrito.

Assim sendo, o uso da burundanga como facilitador de ações criminosas diversas se dá por ingestão: Misturada na comida ou na bebida, e não por contato com uma folha de papel.

O boato portanto é falso. Devemos tomar tanto cuidado com a burundanga quanto com o "boa-noite-cinderela". Evitar aceitar bebidas de estranhos e, baladas noturnas , nunca deixar o copo sozinho em boates e raves etc.


Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox