Breaking

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Deixar feijão de molho 15 minutos no vinagre mata bactéria mortal - Boato

Boato antigo volta a circular dizendo que os médicos estão alertando que deixar feijão de molho 15 minutos no vinagre mata bactéria mortal que vem das plantações.

De acordo com os rumores, a bactéria que está contaminando o feijão seria tão forte e poderosa que nem mesmo o uso de antibiótico são capazes de elimina-las, dai o desespero dos médicos para que a população seja alertada e para que repassem a informação para o maior número de pessoas possível.

Leia abaixo, na íntegra, um dos textos do boato sobre deixar o feijão de molho 15 minutos no vinagre.

Boato falso volta a circular dizendo que os médicos estão alertando que deixar feijão de molho 15 minutos no vinagre mata bactéria mortal que vem das plantações.

“Os médicos estão pedindo pela “Milesima Vez” para quem for cozinhar feijão, deixar ele de molho por “15min” no vinagre. Depois lavar bem e põe para cozinhar. “Só o vinagre” está matando uma bactéria que está vindo no feijão das plantações. Nem os antibióticos estão resolvendo. Os médicos estão desesperados. Vamos repassar isso, principalmente para quem tem crianças! Compartilhe por favor! Isto é seríssimo! Repassando para o máximo de familias possivel.” (sic).

É verdade que deixar feijão de molho 15 minutos no vinagre mata bactéria mortal?

Verificação dos fatos – Como já dissemos o boato não é novo, já circulou em Setembro de 2015 e esclarecemos na matéria – Mentira, feijão com larvas matou 10 pessoas em SP. Na ocasião, o boato do feijão com larvas, que teria matado 10 pessoas em SP, deu origem ao boato do feijão com bactérias que teria matado 20 pessoas em SP.

Essa história da bactéria do feijão, provavelmente tem origem em 2011, quando, segundo o Estadão um surto da bactéria E. coli matou 31 pessoas e infectou cerca de 3 mil em 12 países. Na ocasião, autoridades sanitárias da Alemanha afirmaram que os patógenos estavam originalmente em brotos de feijão cultivados numa fazenda orgânica no distrito de Uelzen, no norte do país.

Publicidade:

O grande problema é que brotos de feijão são consumidos crus ou mal-cozidos. Isso faz com que possiveis contaminações bacteriológicas não sejam eliminadas, como no caso da epidemias de E.coli entero-hemorrágica (ECEH), que matou mais de 30 pessoas na Europa.

Eis a grande diferença evidente entre broto-de-feijão cru e feijão cozido na panela de pressão em altíssimas temperaturas: A água quente mata bactérias. A salmonela, por exemplo, se você cozinhar o ovo e ingeri-lo, não vai acontecer nada porque o processo mata a bactéria. O perigo está em consumir o ovo cru. Isso também se aplica ao feijão, ainda mais por ser cozido em panela de pressão, em altas temperaturas – A panela de pressão funciona como uma autoclave – aparelho empregado para a esterilização de bactérias usadas em laboratório. (Fiocruz)

Em relação a deixar o feijão de molho 15 minutos no vinagre, o bom cozinheiro sabe que quando você deixa o feijão e outros grãos de molho, além de cozinhá-lo em menos tempo, evita que quem consumi-lo se sinta incomodado com a maior formação de gases depois da refeição. Isso porque o feijão contém oligossacarídeos, que nosso organismo não consegue digerir, e, no intestino, é fermentado por bactérias, causando flatulência. Para evitar o problema, o ideal é lavar os grãos e deixá-los de molho durante a noite, para cozinhá-los com outra água no dia seguinte. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos.

Deixar o feijão de molho no vinagre por apenas 15 minutos, não seria suficiente para que ele penetrasse no feijão cru, onde a bactéria, se houver, deveria estar. O conselho é portanto inútil.

Dicas para deixar o feijão de molho:

  • Use sempre duas medidas de água filtrada para cada de medida de grão.
  • Deixar os grãos de molho por pelo menos 7 horas. Não há consenso do tempo de remolho, mas o mais indicado é de aproximadamente 10 horas.
  • Descartar a água de remolho e realizar cocção em água pura.
  • Opcional: usar 1 colher de sopa de vinagre ou limão, para cada medida de água, facilita a “quebra” do ácido fítico.


Compartilhe essa postagem com seus amigos, ajude a acabar com boatos e mentiras na internet.
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox