Breaking

domingo, 19 de novembro de 2017

Comer camarão com vitamina C pode matar - Boato

Boato antigo que volta circular assusta as pessoas dizendo que comer camarão e tomar Vitamina C pode matar por produzir arsênico na forma mais letal.

O boato, ou a lenda Urbana, alertando sobre os perigos mortais de consumir regularmente Vitamina C e comer camão começou a se espalhar por e-mail em meados de 2011 e já foi matéria dos sites Snopes e Hoax-Slayer, ambos voltados para a verificação de boatos e mensagens falsas.

Comer camarão com vitamina C pode matar - Boato

Os rumores espalhados sobre a suposta mistura fatal de camarão e Vitamina C, são pura bobagens sem qualquer respaldo científico ou notificação real de mortes ocasionadas pela a ingestão conjunta da dupla.  São apenas mitos alimentares tal qual o antiquíssimo "comer manga com leite mata".

Por ser muito extenso, trataremos o texto do boato por partes. Caso queira ler o Boato do camarão e a Vitamina C, na íntegra, clique aqui.

Será verdade que comer Camarão com Vitamina C mata por causa do arsênico?

Publicidade:

Verificação dos Fatos -  O Arsênico é um elemento naturalmente presente em solos e minerais, chegando até o homem através da comida, água ou ar. Os frutos do mar são os mais fortes contribuintes para e entrada do arsênico no organismo humano. Entretanto, as formas orgânicas do arsênico encontradas nos alimentos não são tão nocivas ao ser humano como na forma inorgânica. 

Seria preciso ingerir - por um extenso período -  uma quantidade elevada de alimentos contendo o elemento para que o arsênico presente possa ter efeitos negativos de toxidade nos humanos.

O que o famigerado e-mail alertando sobre os riscos mortais de consumo de camarão e vitamina C pretende, é levar as pessoas a acreditarem que o camarão, em específico, produz um tipo de arsênico inofensivo que ao ter contato com a vitamina C se transmuta em uma toxina letal.

O e-mail se limita a dar informações nulas como: 
  • Em Taiwan, uma mulher morreu com sinais de hemorragia nos ouvidos, nariz, boca e olhos. Quem é essa mulher? Ninguém sabe, ninguém viu, só ouviram falar.
  • Um professor descobriu em meia hora que a causa era envenenamento por camarão e vitamina C que viraram arsênico. Quem é esse professor? 
  • Pesquisadores da Universidade de Chicago - USA - descobriram que o "camarão casca-mole" contém alta concentração de compostos de 5-potássio-arsenico. Que substância é essa, que não está catalogada e nunca se ouviu falar? Que pesquisa foi essa que não consta no estudos de Universidade de Chicago como podemos ver aqui?
Enfim, o boato circula, no mínimo, desde 2011 e nunca foi noticiado um caso de intoxicação ou morte de pessoas que comeram camarão e tomaram vitamina C.

Dada a popularidade dos frutos do mar em todo o mundo, combinada com o uso generalizado de suplementos de vitamina C, se verdadeira, tal intoxicação mortal seria comum. 

Se a combinação fosse tão mortal como descrito no aviso, mesmo as pessoas que consumiram vitamina C a partir de fontes naturais, como frutas cítricas - o limão costuma acompanhar o camarão - presumivelmente estarão experimentando pelo menos alguns sintomas de envenenamento por arsênico. Mas, como observado acima, não há relatos de mortes ou mesmo de doenças causadas por essa suposta combinação mortal de vitamina C e camarão ou outros frutos do mar.

Publicidade:

Para finalizar, se essa baboseira fosse verídica, o alerta não estaria sendo divulgado somente por uma antiga corrente, mal redigida e sem fonte, compartilhada por em-mail e postagens de "Marias-assustadas" em Facebook e Whatsapp. Certamente, se verdadeiro, o alerta estaria sendo divulgado de forma maciça por médicos e estudos reais (acessíveis ao público) estariam apontando para o perigo.

Compartilhe essa postagem para ajudar a acabar com a disseminação de informações falsas;
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox