Breaking

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Sutiã pode causar câncer de mama? Mitos e Boatos

Boato, uma suposta informação dada pelo “The Câncer Hospital” diz que o uso de sutiãs pode causar câncer de mama e aponta diversos cuidados que a mulher deve ter para evitar essa terrível doença.

O velho mito acusando o sutiã de ser um dos possíveis causadores do câncer de mama vez por outra aparece na internet e é sempre desmentido por especialistas no assunto.

Leia o boato que diz que usar sutiã pode causar câncer de mama:


Bom dia na Graça e na Paz de Cristo!!!!
Estamos no mês de Outubro 🌹 rosa, Leia abaixo...E SE CUIDE TÁ SUAS LINDAS!!!!
🆘 _*Para todas as MULHERES*_. 👙
⭕ Evite o "Câncer de mama"
🔺Lave seus sutiãs diariamente. 🚿
🔺Evite o uso de sutiãs pretos durante o verão. 🌅🌞
🔺 Não use sutiã enquanto dorme 🛌
🔺 Não use sutiã com arames com frequência. 👁
🔺 Cubra o peito com algum lenço ou abrigo se estiver exposta ao Sol. 🌞☀
🔺Use desodorante e não anti transpirante.🙆 Ou, melhor ainda, use bicarbonato como se fosse talco.
🔺 Não aplique desodorante antes de dormir 🛌 a pele não respirará.
🔺Esta é uma mensagem Pública 📲 proveniente de "The Cancer Hospital".🏩
⭕ Compartilhe com todas as mulheres que você quer bem. 👧🏻👵🏼👩🏼👩🏻🙋🏼👩🏻👩🏻⚕👩🏽💁🏻🙅🏻👩🏽💼👸🏼
⭕ Criar Consciencia é importante.👍🏼❤💁
⭕ Você é importante pra mim.👌🏼
⭕ Por favor não deixe de informar a outras mulheres. 👍🏼💁👧🏻🙋🏼
Compartilhe - Fim do Boato.

Será verdade que usar sutiã aumenta o risco de câncer de mama?


Publicidade:
Verificação dos fatos – Sempre que chega o Outubro Rosa, época do ano em que ocorre campanha mundial de prevenção do câncer de mama, surgem na internet inúmeras informações falsas, algumas tão cruéis que indicam que determinados hospitais estariam fazendo mamografia gratuitas, o que não é verdade na maioria dos casos.

Toda essa história tem origem no livro “Dressed to Kill: The Link Between Breast Cancer e Bras' ('vestida para matar: o vinculo entre o câncer de mamãe o soutian”), escrito em 1995 por Sydney Ross Singer e Soma Grismaijer, um casal de antropólogos médicos.

De acordo com a análise do médico, Dr. Habib Sadeghi, que leu o livro e fez recentemente uma postagem no Facebook, usar um sutiã apertado, teoricamente, pode restringir os gânglios linfáticos ao redor do peito, impedindo que "as toxinas sejam processadas através deles e lavadas pelo corpo."

Além disso, ele argumenta que os sutiãs podem aumentar a temperatura do tecido mamário, o que poderia "alterar a função hormonal e aumentar o risco de câncer de mama". Outro possível perigo é que o  underwire (ferrinho de sustentação poderia ampliar a radiação associada aos celulares e à Internet sem fio." Isso mesmo, para o Dr. Habib Sadeghi, os ferrinhos de sustentação do sutiã ampliariam a “radiação” dos celulares e do wi-fi.

Acontece que, segundo o The Huffington Post a American Cancer Society diz que " não há estudos cientificamente válidos que mostrem que o uso de sutiãs de qualquer tipo causem câncer de mama ".

Um estudo de 2014 confirmou que não há ligação entre o uso de sutiãs e o câncer  e não acharam "nenhuma evidência de que o uso de um sutiã aumentasse o risco de câncer de mama de uma mulher", independentemente da frequência com que a mulher usa um sutiã, se o sutiã tem ferrinho ou o copo ser grande ou pequeno.

"O câncer de mama é uma condição complexa que envolve a genética e uma variedade de fatores de risco: os mais comuns sendo obesidade, peitos densos, consumo de álcool, se e quando (idade) uma mulher dá à luz, toma estrogênio e históricos de exposição à radiação ", esclareceu Jennifer Gunter, obstetra e ginecologista ao The Huffington Post em um e-mail.

Para a BBC, o professor Robert Mansell do Hospital da Universidade de Cardiff, disse que em seus estudos, a única relação entre o uso de sutiã e o câncer se encontra na possibilidade de quem tem câncer, sentir dores ao usar o sutiã, nada a ver com o mito de que o sutiã causa o câncer em si. O estudo de mais de 100 mulheres com dor ou cisto constatou que a incidência de dor caiu 7% depois que as mulheres deixaram de usar soutien por três meses. Os resultados da diminuição das dores foram considerados pequenos demais para o descarte do sutiã em quem já possui câncer de mama, ficando opcional de conforto se houver.

Usar desodorante antitranspirante causa câncer de mama?


Publicidade:

De acordo com uma publicação da revista Veja, um estudo Suíço realizado em setembro de 2016 no International Journal of Cancer, reacendeu novamente a polêmica do uso de desodorante antitranspirante contendo sais de alumínio e o câncer.

No entanto, nenhum estudo epidemiológico realizado em seres humanos conseguiu estabelecer uma relação direta entre os sais de alumínio e o risco de câncer de mama. Até esta data, apenas dois estudos com alto nível de evidência científica analisaram as consequências da aplicação regular de antitranspirantes, não havendo comprovação que o seu uso tenha influência no aumento do risco de se desenvolver a neoplasia.

Outra fonte interessante sobre o assunto: Usa Today

Os outros avisos do boato;

Lavar o sutiã com frequência é uma medida higiênica que sempre deve ser seguida. o lavar sempre que ocorrer suor excessivo, seja pela ação do calor do verão ou exercícios. Já o aviso para não usar sutiã preto no verão tem mais relação com o fato da cor preta 'ESQUENTAR MAIS" causando mais calor e suor.

Gostou dessa matéria? clique no botão abaixo e siga o Boatos.info e fique por dentro de desmentidos de boatos, mitos e mentiras da internet.



Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox