Breaking

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Falso: Menina Cega Ganha 10 centavos por vídeo compartilhado

Corrente Falsa: Menina Cega Ganha 10 centavos por vídeo compartilhado no Facebook e Whatsapp, para poder fazer uma cirurgia de transplante.

Um dos tipos de correntes falsas mais manjadas e ainda assim muito disseminadas, são as que tentam sensibilizar e tocar o coração das pessoas, usando fotografias e vídeos de crianças cegas, com câncer ou alguma doença terrível que as deformam.

A mecânica dessas correntes são sempre a mesma, basta compartilhar a foto ou o vídeo que a criança irá receber do Facebook, Whatsapp ou hospital R$ 0,10 centavos por replicação do conteúdo.



Dessa vez, a criança vítima de uma corrente imbecil é a pequena Sophia Romão Bueno, que ficou muito famosa após o médico Paulo Martins, residente de pediatria na área de oncologia do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, ter gravado um vídeo onde ele tocava músicas no violão e a pequena Sophia dançava alegre.

“"Eu ia num quarto e em outro e a pequenininha na porta, a Sofia. Ela ficou me acompanhando e, quando saí do último quarto, ela estava esperando por mim. Aí conversei com o pai dela, que pediu para tocar uma música. Na hora fiquei até envergonhado pois não sabia músicas de crianças, aí o pai me disse que ela gostava de Marília Mendonça", contou o médico em entrevista para o Estadão.

Sophia não é cega e sua mãe está revoltada com a falsa corrente:

Publicidade:

Mayara Cristiane Romão Bueno postou em sua página no Facebook uma mensagem indignada com a falta de respeito que estão fazendo com a sua filha.

Leia a postagem na integra, tirada diretamente da página do Facebook de Mayara.

“Boa noite amigos do Facebook hj eu não vim aqui dar notícias da Sophia Romão Bueno......vim pedir para que todos os meus amigos compartilhe essa msg ao maior número de pessoas que vcs conseguirem.....
Estão compartilhando uma msg no Whatsapp sobre a Sophia. Ela diz que a Sophia é cega e que vc tem que compartilhar, pq ela vai ganhar 0,10 centavos por compartilhamento pra fazer uma cirurgia.....
Gente isso é MENTIRA....
PRIMEIRO que ninguém me comunicou se poderia ou não usar a imagem da minha filha para tal publicação.
SEGUNDO além de não pedir dinheiro assim (pois não preciso, porque sempre tenho quem me ajuda em caso de necessidades), a Sophia não precisa fazer nenhum tipo de cirurgia, Graças a Deus.
TERCEIRO minha filha não é e nunca foi CEGA. Ela trata de uma doença chamada HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGHERANS, ela faz QUIMIOTERAPIA como tratamento.
QUARTO esse vídeo foi gravado em uma das muitas internações que ela fez para o tratamento.
QUINTO o hospital que ela faz tratamento não arrecada dinheiro assim. Fazendo publicações em redes sócias sem o consentimento dos pais. Ele é muito sério e de respeito jamais faria algo assim....
Todo mundo sabe que sempre estou postando novidades da Sophia no Facebook.....Qualquer dúvida por favor me procurem....e não repassem nada que não tenha sido eu ou o meu esposo Julliano Luiz Bueno quem compartilhou......
Agradeço a todos que me alertaram.....segue alguns prints das postagens e dois vídeos dela se divertindo mês passado para mostrar para algumas pessoas que acreditam veementemente que a msg é verdadeira... (sic)”. Fonte: Facebook de Mayara, mãe de Sophia

Concluindo – Nem o Facebook, nem o Whatsapp, nem tampouco nenhuma rede social faz esse tipo de “promoção” ou “caridade”. E se um dia o fizerem, não será por textos tolos de correntes.

Como o Whatsapp, Facebook ou qualquer outra rede social teriam o controle do tal compartilhamento?  Ora, se houvesse tal campanha, as redes sociais se encarregariam elas mesmo de divulgar. Redes sociais não trabalham em sistemas de vaquinha.

O compartilhamento desse tipo de imagem só prejudica a criança, que fica marcada com a brincadeira de mau gosto que explora a ingenuidade alheia. Em alguns casos é até má fé mesmo. A pessoa sabe que é mentira mas compartilha mesmo assim, objetivando ter atenções em sua postagem.

Gostou dessa postagem, ela foi esclarecedora? Siga o Boatos.info no Facebook e fique por dentro dos desmentidos e verificações dos fatos de boatos e mentiras que assolam a internet – Basta clicar em curtir na caixa abaixo.

Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox