Breaking

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

9 boatos e mentiras que você sempre pensou ser verdade


Conheça 9 boatos, mentiras e mitos que provavelmente você sempre pensou ser verdade:

Uma mentira repetida diversas vezes acaba se tornando uma verdade. Bem, isso não é verdade, uma mentira será sempre uma mentira, mesmo se todas as pessoas que existirem no mundo acreditarem que ela seja verdade.

Não é raro encontrarmos informações erradas em coisas que sempre acreditamos ser verdade. Na lista abaixo podemos ver alguns desses exemplo de mentiras que sempre pensamos ser verdade.


1- Einstein era péssimo aluno

Einstein era péssimo Aluno - 10 Mentiras que voê sempre pensou ser verdade

Desculpa favorita de estudantes preguiçosos para justificarem que o estudo não importa muito. Afinal, um dos maiores gênios da humanidade era considerado um cara burrinho na escola.  

Pois então, arrume outra desculpa para dar as pessoas quando for justificar suas notas baixas. Einstein nunca foi um aluno medíocre. Ocorre que a forma como eram classificadas as notas escolares no seu último ano na escola, em 1896, a nota mais alta era 6, e Einstein passou com 4,91...Como não levaram isso em conta e compararam o 4,91 em uma escala onde 10 era maior, acabou-se criando esse mito de que Einstein era um aluno abaixo da média.

2 - Nem todo usuário de Crack é viciado

Apesar de extremamente viciante, a pessoa que experimenta o crack não torna-se viciada imediatamente. Além disso, uma pesquisa de 20 anos do governo norte-americano revelou que 80% das pessoas que usaram o crack passaram meses sem tocar de novo na droga.

O psiquiatra e professor da Unifesp, Dartiu Xavier da Silveira, considera mito a ideia de que quem experimenta o crack vicia automaticamente. "Existem estudos americanos que mostram que a maioria dos usuários de crack não é dependente. São pessoas que usam de forma ocasional, não tão compulsivamente e, obviamente, de forma menos destrutiva. Elas conseguem levar a vida relativamente normal. É uma minoria que se torna dependente. Claro que não é uma justificativa para uso do crack, não deve ser entendido como pouco risco relacionado ao uso de crack. Qualquer droga, mesmo usada de forma mais recreacional, envolve riscos.": Fonte - Estadão

3 - Colocar filhotes de pássaros de volta no ninho não fará com que eles sejam rejeitados por suas mães.


Pássaros não possuem um olfato muito apurado e não são capazes de identificar odores humanos nos seus filhotes. E a história de que colocar filhotes no ninho fará com que suas mães o rejeitem não passa de lenda. Pelo contrário, as mães adoram ver seus filhos de volta no ninho.

Portanto, se você encontrar algum filhotinho de passarinho caído de seu ninho, se puder, coloque-o de volta com muito cuidado.


Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853

4- O candidato vencedor das eleições nem sempre é o mais popular

O eleitor muitas vezes não entende por que um candidato bem votado não consegue uma vaga no Poder Legislativo, enquanto outro que tenha recebido menos votos acaba eleito. Ou seja, neste caso é eleito o candidato que esteja no partido que recebeu o maior número de votos. Esse fato ocorre porque, nas casas legislativas (Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais), as vagas são distribuídas de acordo com a votação recebida por cada partido ou coligação.

Ao escolher o candidato para esses cargos, o eleitor está votando, antes de mais nada, em um partido. É por isso que o número do partido vem antes do número do candidato. Se o eleitor quer votar apenas na legenda, sem especificar qual dos candidatos daquele partido ele quer eleger, é preciso digitar apenas os dois primeiros números.

Entenda mais sobre como funciona e o que é o quociente eleitoral e quociente partidário no site do JusBrasil.

5 - Vikings não usavam capacetes com chifres


O objeto mais emblemático relacionado aos Vikings é puro mito. Segundo as pesquisas, eles começaram a aparecer usando capacetes com chifres apenas no século 19, quando uma ópera os retratou como vilões que usavam esses objetos na cabeça. Entretanto, um capacete com chifres não seria muito conveniente durante as batalhas, e documentos históricos os mostram utilizando modelos de ferro e armas refinadas, como espadas e lanças.

Além disso, os Vikings costumavam andar bem alinhados, com cabelos e barbas bem cuidados, assim como bem vestidos, preferindo roupas coloridas e luxuosas, feitas com tecidos que eles importavam do mundo todo.
Publicidade:

6 - Ruivas serão extintas

O alarmismo de que cabelos ruivos e olhos claros serão extintos é antigo, mas não possui nenhuma base científica. Na verdade, genes recessivos tão mais raros que os dos cabelos ruivos existem até hoje, como é o caso de doenças raras que tardam a desaparecer.

O mito ganhou força em 2007, quando a revista National Geographic dos EUA comentou artigos científicos que previam o fim do cabelo vermelho até 2060. 

Entretanto, a própria publicação duvidava desse futuro trágico. Segundo estudos, o baixíssimo índice de ruivos pelo mundo (cerca de 2% da população) se deve a uma mutação do gene no norte europeu há milhares de anos. Com a mistura da globalização, o gene ficou ainda mais raro, mas não significa que vá sumir, podendo apenas ficar inativo por algumas gerações. 

Para ter um filho ruivo, é necessário que ambos os pais possuam uma das cinco variações do gene recessivo MC1R e as transmitam para o herdeiro. Caso só um dos pais apresente a variação, existe a possibilidade de nascer um bebê que, apesar de loiro ou moreno, seria portador do gene variante, podendo gerar um netinho ruivo se casado com outra portadora.

– O Reino Unido tem o maior percentual de ruivos do mundo, principalmente a Escócia (entre 10 e 13% da população). - Mundo Estranho

7 - Girassóis não acompanham o Sol


A foto acima ilustra bem isso. As plantas, no entanto, apontam em direção ao Leste, ponto cardeal de onde o sol “nasce”, mas não acompanham sua trajetória durante o dia.

Na verdade, o que ocorre é um fenômeno chamado "heliotropismo" que dura somente durante o crescimento da planta. Ao florescer ela não se mexe mais. Por naturalidade o girassol mantém sempre sua flor voltada para o leste, onde o sol nasce. 

Outras curiosidade: Estamos acostumados a dizer que o girassol é uma flor, mas você sabia que, na verdade, ele é formado por um conjunto de flores? Essa estrutura recebe o nome de inflorescência e, no caso do girassol, é composta por dois tipos de flores: as amarelas, que estão na borda e parecem pétalas, e as que estão no centro e formam o miolo de cor escura.

8 - Seus dedos não enrugam porque absorvem muita água:




O enrugamento que aparece nos dedos após banhos e contatos prolongados com a água é, na realidade, um mecanismo do próprio corpo para melhorar a aderência da pele em ambientes úmidos e é induzido por impulsos nervosos, não pela absorção de água.

9  A expectativa de vida na Idade Média era maior do que 30 anos

Você provavelmente já ouviu falar que a expectativa de vida durante a Idade Média girava em torno dos 30 anos. Apesar de verdadeira, essa informação conduz a um pensamento errôneo: o de que as pessoas geralmente morriam aos 30 anos. Na verdade, os números eram puxados para baixo por causa da alta taxa de mortalidade infantil.

 Era comum que se chegasse à idade de 60, 70 anos e muitos passavam dos 80 ou 90 com saúde.

Combatendo a calvície


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox