Breaking

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

24 latas de Redbull incham o coração de um homem - vídeo boato

Vídeo mostra o coração de um homem batendo fora da caixa torácica após ele ter consumido 24 latas de RedBull, 

O vídeo que começou a circular em Julho de 2015, mostra um homem deitado na maca sendo atendido por uma equipe médica. Enquanto ele se contorce de dor o seu peito estufa e contrai conforme as batidas do coração. A alegação nos compartilhamentos seria de que o homem teria consumido 24 latas de Redbull em um período muito curto de tempo. 

Uma lata de 250 ml de Red Bull contém cerca de 80 mg de cafeína, enquanto que um copo de café tem cerca de 95 a 200 mg de cafeína.



Assista ao vídeo:



Apesar do vídeo associar o ocorrido ao consumo de 24 latas de Redbull, o que acontece com esse pobre homem nada tem a ver com o consumo excessivo do energético. 

Essa condição se chama respiração paradoxal. A respiração paradoxal normalmente é causada por uma fratura no tórax (costelas, coluna vertebral ou esterno). O que vemos no vídeo são os movimentos do pulmão lesionado trabalhando de forma contrária ao normal, esvaziando quando a pessoa inspira e enchendo quando expira.

Essa associação falsa do homem com respiração paradoxal e o consumo de 24 latas de Redbull, teve origem possivelmente no caso de uma mulher que alegou ter usado a hipnose para curar seu vicio em Redbull que a levava a consumir 24 latas por dia.

Outra associação possível pode ser o fato de existir uma grande preocupação por parte da comunidade médica com o consumo excessivo de energético que contém cafeina: Estudos publicados na revista Frontiers in Public Health alertam que overdose de cafeína pode provocar, entre outros sintomas, palpitações, hipertensão, convulsões e, em raras ocasiões, morte.

 A Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês), alerta para o uso indiscriminado de energéticos associados a bebidas alcoólicas: 70% dos jovens entre 18 e 29 anos bebem esse tipo de mistura, o que aumenta o perigo de consumir bebidas alcoólicas ao mascarar seus efeitos e dar uma falsa sensação de resistência ao álcool.

Concluindo: Apesar do vídeo ser real, não se trata de uma complicação pela ingestão de 24 latas de Redbull, nem do coração batendo fora do peito (caixa torácica) e sim de um acidente com fratura de costela que ocasionou a respiração paradoxal, fazendo o pulmão se expandir de forma contrária ao normal.


Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox