Breaking

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Onda de justiceiros: Ladrões de caminhão tiveram as mãos cortadas?

BoatoUma onda de grupos de justiceiros está surgindo no Brasil. O caso mais recente teria ocorrido no Ceará, quando criminosos, que estavam roubando na cidade de Crato, foram pegos pelas vítimas, que criaram um grupo para captura-los. Os bandidos tiveram suas mãos cortadas.

Ainda de acordo com o boato espalhado pelo site, Sociedade Oculta, os cidadãos, que já não aguentam mais tantos roubos e ausência do poder público, decidiram criar uma organização para caçar bandidos e fazer justiça. Sem se importar se são homens ou mulheres, o grupo captura os bandidos, arrancam suas duas mãos e, ás vezes, escrevem na cara e no corpo deles que são bandidos.

O boato segue informando que sacos com as mãos dos bandidos estão sendo deixados nas portas das delegacias e que a moda está pegando no Brasil. 


Será verdade que uma onda de justiceiros que cortam as mãos de ladrões está surgindo no Brasil?


Verificação dos fatos – Já começamos a desconfiar da veracidade dessa informação, quando nos deparamos com o nome do site - Sociedade Oculta - que está distribuindo o boato desde o dia 1° de agosto de 2017.

O site Sociedade Oculta é famoso distribuidor de hoax, boatos,  mentiras e notícias falsas e por fazer uso de clickbait (isca de cliques) para atrair seus leitores ingênuos e faturar alto com anúncios publicitários.

A maior pista para descobrir que se trata de uma notícia falsa, se encontra na foto usada para ilustrar o boato.

Publicidade:

A foto possui a marca d’agua do site Massape Ceará (MC). A busca pela imagem no site MC nos leva a matéria, “Grupo de pessoas criam organização para cortar mão de quem rouba ou faz assalto”, publicada no dia 26/07/2017, aqui.

Acontece, que a matéria do Massape Ceará fala sobre um grupo no México, chamado “Anti Ratas”. O apelido “ratas”, no México, é dado aos ladrões.
|
De fato, a busca reversa pela imagem no Google nos leva a sites mexicanos e, também, ao espanhol El Mundo, que esclarece o ocorrido na matéria “Amputan las manos a siete ladrones en México”, feita em 18/10/2016.

Segundo o El Mundo, um grupo de justiceiros denominado “antiratas”, teria sequestrado 7 ladrões, sendo um deles mulher, e amputado-lhes as mãos, na cidade de Tlaquepaque, Estado de Jalisco, no México.

Os ladrões foram encontrados na beira de uma estrada e  tinham as mãos cortadas e a palavra “ratos” pintada em diversas partes dos seus corpos. Um dos ladrões foi encontrado morto.

Um dos meliantes estava ao lado de um cartaz que dizia: "Esto nos pasó por rateros", (Isso nos aconteceu por sermos ratos). 

Concluindo – Apesar de, esporadicamente, acontecer no Brasil alguns casos em que cidadãos fazem justiça com as próprias mãos, como o caso do adolescente que foi acusado de roubo e teve a testa tatuada, é falsa a afirmação de que está ocorrendo uma onda de grupos de justiceiros no Brasil.

Não há registro de fato semelhante ocorrido na cidade de Crato-CE, e nem há registro de sacos contendo mãos decepadas deixados em delegacias em qualquer lugar no Brasil.

Uma postagem desse tipo, espalhada pelo site Sociedade Oculta, cujo intuito é ganhar dinheiro de forma suja e enganadora, é sempre altamente compartilhada, infelizmente.

Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox