Breaking

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Córneas doadas ao hospital dos olhos em Sorocaba são jogadas fora?

Boato – Reportagem do jornal SPTV, da rede globo, diz que córneas doadas ao Hospital dos Olhos de Sorocaba estão sendo jogadas fora por falta de pessoas procurando a unidade para transplantes e, por isso, é pedido que seja compartilhada a mensagem para que chegue ás pessoas necessitadas.

A repercussão e o compartilhamento desse boato tem causado, desde 2002 - há mais de 15 anos, portanto - muitos problemas e transtornos ao hospital maçônico dos olhos.



Texto do boato na íntegra – “Hospital maçônico – leia e repasse NÃO DELETE (curtinho)

O jornal da Rede Globo mostrou uma reportagem sobre o Hospital dos Olhos de Sorocaba.
Esse hospital é da maçonaria, sem fins lucrativos. Ele é conveniado com o SUS, e tem capacidade para realizar cerca de 300 (trezentos) transplantes de córneas por mês, pois há um estoque de córneas suficiente para a realização dos mesmos.

Entretanto, esse hospital está realizando somente cerca de 120 (cento e vinte) transplantes por mês, devido à falta de pacientes. As córneas não utilizadas estão sendo jogadas fora por passarem do tempo de utilização e validade!

Repassando de mão em mão esse e-mail poderá cair na mão de alguém que conheça uma pessoa que está à espera de córneas. Ela pode entrar em contato com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba-SP e se curar

... (números de telefones ocultados) ...

Atenciosamente Dr° Eduardo Bezerra – Médico.
Por favor repassem este e-mail. Você pode não estar precisando, mas sempre há alguém necessitando (sic) – Fim do Texto do boato.

Será verdade que o Hospital dos Olhos de Sorocaba está jogando as córneas não usadas no Lixo?


Verificação dos fatos – Uma notícia dessa revolta qualquer pessoa, afinal, tanta gente precisando de transplante de órgãos e o hospital da maçonaria jogando fora. Seria trágico, se não fosse mentira.

Exatamente, como o leitor esperto já deve ter desconfiado, esta história é falsa. Melhor dizendo, é uma tremenda confusão feita pelo Dr° Eduardo Bezerra, que realmente passou esse e-mail em 2002 e até hoje, 15 anos depois, continua sendo compartilhado por pessoas desavisadas.

O próprio Hospital maçônico dos olhos de Sorocaba, veio a público esclarecer toda essa história, que tem levado, há anos, a uma procura muito grande de sua unidade por pessoas de diversas partes do Brasil, sobrecarregando os seu sistema de comunicação e até prejudicando a doação de novas córneas.

Como começou o boato das córneas jogadas no lixo?

Em outubro de 2002, o Jornal SPTV, da Tv Globo, fez uma reportagem sobre os transplantes de córneas realizados pelo BOS - Banco de Olhos de Sorocaba. 

Nessa reportagem, foi esclarecido que todas as córneas doadas são analisadas para saber se estão aptas para o transplante , e , obviamente, as que não estão em condições para serem transplantadas são descartadas e enviadas para a áreas de pesquisa e estudos do próprio hospital.

Até aí nada demais, todo mundo é capaz de entender. Menos o tal Dr° Eduardo Bezerra, que desatento e olhando São Jorge na lua, entendeu a palavra descarte como “jogada no lixo” e “estudos de residentes”, como falta de pacientes.

Na época, houve um escândalo nacional. Toda a imprensa esclareceu a farsa e o próprio Eduardo Bezerra publicou uma segunda informação, pedindo desculpas pelo seu erro ao BOS e à população. 

Nota de esclarecimento do Hospital Oftalmológico do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba !

Publicidade:

“ A mensagem que circula na internet com a informação de que há “sobra de córneas” no BOS é IMPROCEDENTE.

Esta mensagem circula desde 2002 e surgiu com um e-mail criado pelo dr° Eduardo Bezerra, médico de uma cidade do interior de São Paulo, não oftalmologista, sem qualquer vínculo com o BOS.

O BOS segue rigorosamente as leis específicas de doações de órgãos, cumprindo o procedimento legal que é NOTIFICAR as córneas doadas para a Central de Transplantes. A Central está incumbida de repassar todas as informações para o Sistema Nacional de Transplantes – SNT – Ministério da Saúde." Fonte - HosBos.

Outra nota de esclarecimento - Constantemente somos notícia na mídia, porém uma má interpretação nos causou uma grande dor de cabeça.

Um médico chamado Dr. Eduardo Bezerra (médico do trabalho de uma usina de monte alegre - presidente prudente), o qual não tem nenhum vínculo com nossas instituições, divulgou através da internet que em Sorocaba sobravam córneas e estavam sendo jogadas fora. Isto não é verdade. 

Captamos muitas córneas, porém somos procurados por pacientes de todo o Brasil, a procura é muito maior do que captamos, mesmo assim temos a lista de espera mais rápida do Brasil. 

Este e-mail esta circulando desde o ano de 2002 percorrendo o Brasil e até o exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, etc.) o e-mail cita que: “hoje de manhã eu vi na tv a seguinte reportagem...”. Isto leva as pessoas acreditarem que o fato mal interpretado é atual, pois o mesmo não cita data. 

Temos a grande preocupação que isto possa diminuir o número de doações no Brasil atualmente existem mais de 25 mil pessoas na fila de espera por um transplante de córnea. - Fonte Bos.org

Concluindo - É falsa a noticia que diz que o Hospital maçônico Oftalmológico - Banco de Olhos de Sorocaba - está jogando córneas não utilizada, por falta de pacientes, no lixo. Tudo não passou de uma confusão feita por um médico que leu e não entendeu uma reportagem de televisão e correu para  mandar spam por e-mail.
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox