Breaking

sábado, 1 de julho de 2017

Usar casca de coco como colher pode causar Leptospirose?

Usar a casca do coco com colher pode causar leptospirose, de acordo com 2 boatos que circulam no Whatsapp desde fevereiro de 2017.

O primeiro boato relacionando o uso da casca do coco como colher para raspar a “carne do coco” e a leptospirose, dizia que um judoca teria morrido na Bahia.

O segundo boato apenas relata “o caso” de uma pessoa que teria morrido de leptospirose, na cidade de Madre de Deus, Bahia, um dia após usar a casca do coco como colher.



Texto do boato do judoca que morreu de leptospirose na Bahia – “Veio a óbito um judoca da Bahia, o mesmo estava com leptospirose... Muitas vezes achamos que esta doença é causada somente nos períodos de chuva, quando se tem contato com a urina do rato... Mas não, uma outra forma que a leptospirose é transmitida e quase ninguém sabe é através do coco dá praia... Quando comemos o coco com aquela palhetinha que é feita da própria casca verde do coco. Pelo fato de os cocos ficarem as vezes em ambientes onde o rato transita e ele urina nos cocos, então muito cuidado!!! Portanto, muito cuidado. Avisem para amigos e família, para nunca comer a polpa do coco com a paletinha que é feita da casca do próprio coco verde” (sic). Fim do texto do boato.

Verificação dos fatos do boato do judoca baiano que morreu no dia 7 de Fevereiro de 2017:  o judoca João Lima, 20 Anos, faleceu após ficar internado, desde o dia 1/2/2017, na UTI do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, Santa Catarina.

Familiares do judoca, que era baiano, mas residente em Chapecó, suspeitavam que o rapaz estava com leptospirose. Mas em momento algum é falado que ele consumiu água de coco ou usou a casca do coco com a colher, como informam notícias da época.

O segundo boato é muito genérico, sem qualquer informação relevante, coisa típica de notícias forjadas.

Mas a pergunta que não quer calar:

Usar a casca de coco como colher pode causar Leptospirose?

Publicidade:

O portal A Tarde publicou, em 21/02/2017, uma entrevista com Ana Galvão, chefe do setor de informações do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ), que respondeu se o uso da casca do como colher para raspar e comer a carne do coco poderia causar Leptospirose. De acordo com Ana, embora a contaminação possa ser possível, é preciso que se tenha uma combinação de fatores.

Para que a bactéria leptospira (responsável pela leptospirose) contamine a casca do coco, depende da higiene do local onde ocorre o armazenamento do fruto. 

É possível que um rato urine no fruto, obviamente, mas a leptospira só irá se proliferar caso o ambiente seja úmido e molhado, já que ela não consegue sobreviver em locais secos e à luz do sol. 

Se for ingerida, a leptospira morre ao entrar em contato com o suco gástrico. A possibilidade da pessoa se infectar usando a casca de coco como colher ou bebendo em latinhas contaminadas com a urina de ratos é teoricamente possível, se houver uma ferida na boca, que possa permitir a entrada da leptospira no organismo pela circulação sanguínea. 

Apesar desse risco teórico, até o momento não foram comprovados casos de transmissão de leptospirose por uso da colher de coco, latinhas de cerveja, refrigerantes ou outras bebidas envasadas.

De qualquer modo, é essencial que se lave bem com água limpa qualquer latinha ou recipiente antes de ser levado à boca, para não se correr o risco de contaminação por algum tipo de bactéria. Este hábito de higienização não deve isentar os comerciantes de verificarem as condições de armazenamento de seus estoques, das condições de acondicionamento de seu lixo e de manter implantado um sistema de controle de roedores em todas suas instalações. Fonte: Vigilância Sanitária de Rondônia.

Concluindo: É improvável que o uso da casca de coco como colher para raspar a carne do coco cause leptospirose. Seria preciso uma ferida na boca para que ocorra a penetração da bactéria na corrente sanguínea. Ainda assim usar a casca do coco para esse fim é anti-higiênico, podendo ocorrer outros tipos de infecção. Seia como comer algo que caiu em um chão sujo. Não o faça.
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox