Breaking

domingo, 25 de junho de 2017

Beber água gelada causa câncer e infarto - Mentira

Provavelmente você já deve ter visto no Facebook ou whatsapp, uma notícia informando que beber água gelada causa câncer e infarto e para o seu bem e de seus familiares e amigos, você deveria não só parar de beber água gelada, mas alertar a todos, compartilhando a notícia.

De acordo com o texto que circula atualmente na internet, e que pode ser visto na íntegra logo abaixo, o consumo de água gelada fecha 4 veias do coração, afeta  o estômago e o intestino grosso, causando câncer.



Texto do boato da água gelada e o câncer na íntegra:
Água gelada faz mal para você. No passado, dizia-se que: se não lhe afetar na juventude, vai afetar na velhice. Ela fecha 4 veias do coração e causa ataques cardíacos.
Ela cria problemas no fígado. Muitas das pessoas que aguardam por um transplante de fígado, são vítimas. Ela afecta as paredes internas do estômago. Ela afecta  o estômago e o intestino grosso, causando câncer, Por favor não guarde isso para você. Repasse para ajudar outras pessoas. (sic)

Será verdade que beber água gelada causa câncer e infarto?

Publicidade:

Verificações do fatos: O texto não é novo e se trata de uma adaptação de um boato que circulava na internet em 2006.

Segundo o site Snopes, em 2006 o boato tinha como pauta enganadora a informação que beber água gelada após as refeições causava câncer, partindo da falsa premissa de que a água gelada solidifica elementos oleosos. Logo, beber água gelada após as refeiçoes tornariam sólidas as oleosidades ingeridas, que se transformariam em gorduras no órgão, levando ao câncer ou ao infarto, nesse caso, por causar entupimento das veias.

Não há na literatura médica qualquer estudo relacionando o consumo de bebidas geladas ao câncer. Além disso, os líquidos refrigerados não solidificam as gorduras ingeridas no estômago: o calor interno do corpo humano anula rapidamente quaisquer diferenças de temperatura entre os vários itens ingeridos. A água pode até chegar geladinha no estômago, mas nunca em uma temperatura suficientemente baixa para solidificar instantaneamente as oleosidades.

Se o consumo de água gelada fosse causador de câncer ou estragos, a humanidade não teria sobrevivido durante milhões de anos em países glaciais, afinal, não era um hábito esquentar a água gélida antes de bebe-la. 

Não há menção de uma conexão entre beber água fria e câncer no site do INCA - Instituto Nacional do Câncer,  ou em outros sites competentes ​​à saúde do câncer. 

Por outro lado, o INCA recomenda a pacientes com enjoos durante o  tratamento de quimioterapia que façam uso de balas à base de hortelã, água mineral gelada com limão, bebidas com gás e sorvetes, pois ajudam a melhorar este tipo de desconforto. (saiba mais).

Em entrevista ao GNT, Amilton Macedo, médico dermatologista com prática em oxidologia (ramo da ciência que estuda a formação dos radicais livres, os seus efeitos no organismo e o modo como os eliminar), esclarece que beber água gelada emagrece.  "Como a temperatura do corpo é de 37 graus, quando tomamos água a uma temperatura inferior, o organismo gasta mais calorias para equilibrar a temperatura. Consequentemente, aumenta o metabolismo e faz emagrecer".

Concluindo: o boato que diz que beber águia gelada causa câncer e infarto é falso e não na literatura médica nenhum correlação entre esses fatos apresentados, inclusive a ingestão de água gelada é indicada para aliviar o enjoo de pacientes submetidos a quimioterapia que visa combater o câncer.

Da mesma forma, beber água quente depois de uma refeição, ou em qualquer horário do dia, não o ajudará a prevenir câncer ou ataques cardíacos. 

Participe do Boatos.info e mantenha-se informado sobre as verificações de fatos dos boatos e golpes na internet através do Whatsapp (21) 99844-0853 na Página do Facebook ou no Grupo do Facebook.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox