Breaking

sábado, 27 de maio de 2017

Vídeo mostra policiais quebrando vidros em Brasilia - Falso

Notícia falsa: Policiais quebram vidro em Brasilia – Viralizou nas redes sociais um vídeo em que policiais são flagrados quebrando vidraças de um prédio público. Só esqueceram de avisar que o vídeo não foi filmado no Brasil.



Em uma postagem já deletada, mas que pode ser acessada pelo cache do Google (aqui), o site Brasil247 foi induzido ao erro, ao postar a matéria “Policiais são flagrados quebrando vidraças em Brasília“. Ainda de acordo com o site, tal “vandalismo” foi (teria sido)  a justificativa para decreto (já revogado) de Michel Temer convocando as Forças Armadas na repressão do protesto pacífico e democrático.

Na verdade, o site Brasil247 apenas replicou a postagem falsa do blog do Esmael (aqui). Cabe reafirmar que o Brasil247 deletou a postagem assim que soube se tratar de uma mentira. Assista ao vídeo abaixo.



Será verdade que Policias quebraram vidro de prédio público em Brasilia?

Verificação dos fatos – Quando se escreve uma denúncia, é preciso verificar a sua fonte e idoneidade e, ainda assim, corre-se p risco de se cometer erros. E mais, é preciso saber separar assuntos de forma que fique claro ao leitor o que cada assunto quer informar. O blog do Esmael querendo chamar a atenção para a denúncia de Centrais Sindicais e movimentos sociais que organizaram o #OcupaBrasília. sobre uma infiltração de “policiais mascarados”, disfarçados de black blocs, no quebra-quebra do Distrito Federal, se meteu a postar o vídeo dos “policiais fardados” quebrando vidraças.

Publicidade:

O blog do Esmael ainda diz: ” O Blog do Esmael questionou integrante de alta patente da PM-PR sobre a veracidade das imagens. Segundo o militar, sim, são verídicas, mas não dá para precisar o local exato do vandalismo praticado pelos fardados.

As incontestes imagens dos policiais depredando vidraças de prédios, ou seja, praticando vandalismo para incriminar o movimento pelas Diretas Já, desmonta a narrativa da velha mídia golpista de que os trabalhadores são uns “vândalos” Fonte – Blog do Esmael.

O site do Brasil247 acreditou, postou o vídeo e viralizou, mas…

Esse vídeo na verdade foi filmado na Venezuela e postado no Youtube no dia 13 de Maio de 2017 (aqui) e foi notícia no mesmo dia no Diário El Tiempo (aqui). No vídeo pode ser visto no escudo a sigla PNB –  Policía Nacional Bolivariana.

Ao tomar conhecimento de que sua postagem estava sendo contestada pela falsidade de informação, o Blog do Esmael postou um “Ps” (post scriptum), leia abaixo.

PS: Alguns leitores levantam que este vídeo é da polícia da Venezuela. Até apontaram link para um site de fake news (notícias falsas), sem data, desses idolatrados pelos MBL da vinda. A mídia da venezuelana é muito menos confiável que a brasileira. Por outro lado, um membro da PM-PR certificou as imagens como sendo verdadeiras. Então, sorry…

Resta saber se o blog do Esmael é capaz de explicar como um vídeo postado no canal do Diário El Tiempo do Youtube no dia  13 de Maio de 2017 pode ser atribuído a um evento ocorrido no dia 24 de Maio de 2017 (11 dias depois) em Brasília.

Se não consegue explicar… Então, sorry Esmael, você postou uma Fake News.

O site Brasil 247 deletou sua postagem assim que soube do erro, mas o blog do Esmael continua em sua viagem no tempo, o capacitor de fluxo deve ter quebrado.

Concluindo- O vídeo mostrando policiais quebrando vidraças foi feito na Venezuela e postado no Youtube no dia 13 de Maio e portanto não poderia fazer parte das manifestações ocorridas em Brasília no dia 24 de maio.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox