Breaking

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Mentira: Vice-Cônsul da Russia matou assaltante no RJ

É falsa a notícia de que o Vice-Cônsul da Russia matou assaltante no Rio de Janeiro após reagir um assalto.


Essa enganou todos os grandes portais de notícia do Brasil e provavelmente do mundo:


Uma das principais notícias do dia 04/08/2016, dizia que o Vice-Cônsul da Russia matou um assaltante após travar com ele uma luta corporal na Avenida das Américas, uma das principais vias da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O suposto Vice-cônsul estaria acompanhado de sua esposa e filhos no momento em que foi abordado por ladrões que pilotavam uma motocicleta.


Acontece que essa notícia é falsa. De fato houve um assalto em que a vitima matou o bandido, mas o homem que reagiu ao assalto não se tratava do Vice-Consul da Russia sediada no Estado de Minas Gerais, um cargo que nem sequer existe.


Toda a confusão começou quando o homem identificado como Marcus Cezar Feres Braga, após matar o assaltante , se disse advogado e mostrou na delegacia uma carteira que o identificava como vice-cônsul da Russia.


Antes de apurarem os fatos de forma correta, passaram as informações para a impressa. Logo a notícia se espalhou por todos os grandes portais, pequenos sites e blogs, ganhando finalmente as redes sociais, onde viralizou.


Acontece que com o andar das investigações, o cônsul-geral da Federação Russa no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, se apresentou e negou que Marcus Cezar Feres Braga tenha qualquer vínculo com representações russas no Brasil.


"Este cidadão não tem qualquer vínculo com consulado, embaixada ou qualquer representação russa no país. Inclusive nossas representações só admitem integrantes de nacionalidade russa", disse à Folha.


Segundo Tokmakov, a carteira apresentada é falsa.


"A Rússia não emite carteiras de identificação de cônsul para ninguém", disse


A imprensa tomou uma bela barrigada. Mas será que podemos culpa-la de verdade? Claro que sim!


Nos dias de hoje, as informações chegam sem parar a cada minuto e são atualizadas em tempo assombroso. Na ânsia de dar o furo, os repórteres passam imediatamente tudo que apuram, não se importando se é uma noticia real ou ainda sem confirmação. Tudo seria facilmente resolvido se houvesse um mínimo de honestidade na luta pelo clique e não se abusasse tanto de manchetes sensacionalistas.


Para piorar, mesmo a notícia sendo desmentida, muitos portais, até o momento, não publicaram a errata e nem mesmo editaram o conteúdo. Dessa forma estão perpetuando a mentira, por preguiça ou ganância.




[caption id="attachment_5111" align="aligncenter" width="598"]Vice cônsul da Rússia mata assaltante na Barra da Tijuca   ISTOÉ Independente Link: http://istoe.com.br/vice-consul-da-russia-mata-assaltante-na-barra-da-tijuca/[/caption]




[caption id="attachment_5112" align="aligncenter" width="609"]vice consul da russia matou assaltante Link: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/08/homem-morre-apos-tentativa-de-assalto-na-barra-da-tijuca.html[/caption]

[caption id="attachment_5113" align="aligncenter" width="604"]Vice cônsul da Rússia reage a assalto e mata suspeito no Rio   VEJA.com Link : http://veja.abril.com.br/brasil/vice-consul-da-russia-no-rio-reage-a-assalto-e-mata-suspeito/[/caption]

Errar é humano, mas não consertar o erro pode ser  preguiça ou malandragem.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox