Breaking

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vacina H1N1 causa Narcolepsia : A Verdade?

Boatos: Vacina H1N1 causa Narcolepsia. Finlândia suspende a vacina H1N1 por suspeita de causar narcolepsia.


Volta a circular na internet uma antiga notícia relacionando a vacina contra o vírus H1N1, H3N2 e influenza B (caso mais agudo da doença) a casos de narcolepsia. A noticia foi amplamente divulgada em 2011 e 2013 nos principais jornais de noticias do Brasil ( Folha , G1, Uol Notícias )e do mundo como o site de notícias filandês YLE.


A noticia, na época em que circulou era verdadeira, ainda que fosse apenas uma suspeita, mas antes de mais nada é preciso entender ao que exatamente essas noticias estavam se referindo, então vamos por partes:


O que é narcolepsia? Narcolepsia é a chamada doença do sono. Quando um paciente dorme em qualquer tipo de situação. Por exemplo, enquanto fala ou come sem nenhum aviso prévio. Seus músculos também podem enfraquecer de repente, fazendo com que colapsem de repente. Não há nenhuma cura conhecida para a doença.


Na época em que a noticia foi vinculada, havia uma forte suspeita na Europa apontando o uso da vacina H1N1 como causadora de Narcolepsia em crianças e adolescentes. Diante dessa suspeita, a Agência Europeia de Medicamentos recomendou a restrição do uso da vacina Pandemrix contra a gripe H1N1 do laboratório GSK (GlaxoSmithKline) em jovens abaixo dos 20 anos.


Mais de 31 milhões de doses da Pandemrix foram aplicados em pessoas em 47 países. A GSK disse ter sido notificada de 335 casos de narcolepsia, sendo que dois terços deles ocorreram na Finlândia e na Suécia.


No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina adquirida em 2010 não fio Pandemrix e não houve nenhum caso de narcolepsia no país. Em 2011, o fornecedor da vacina foi o Instituto Butantan.


Devemos atentar bastante para esse detalhe: A vacina que sofreu as restrições foi a Pandemrix do laboratório GSK (GlaxoSmithKline). A Pandemrix não é a vacina que o Brasil está usando em sua campanha de vacinação contra o H1N1 em 2016.


Em 2014 saíram os resultados da investigação feita pelo CDC- Centers for Disease Control and Prevention, que nõ encontrou relações entre a Pandenrix e a narcolepsia, ainda que nuitas crianças tenham sido atingida pela doença. O resultado pode ser visto no artigo "Narcolepsy Following Pandemrix Influenza Vaccination in Europe".


Vídeo com criança que foi vacinada com H1N1 tendo ataque de Narcolepsia  se torna viral.


Antes de ver o vídeo abaixo, é preciso saber que o menino Josh Hadfield, de 10 anos, que aparece tendo um ataque de narcolepsia, apesar de ser atual, mostra as sequelas que o menino tem até hoje como resultado da vacinação com Pandemirx que ele tomou em 2010.


Caroline, a mãe de Josh Caroline foi indenizada em Janeiro de 2016 em 120 mil euros (cerca de 525 mil reais). A princípio, o governo inglês se recusou a pagar pelos danos causados pela vacina, já que, aos olhos deles, o caso não se tratava de uma pessoa que tinha ficado “gravemente incapacitada”.


Assista ao vídeo:



Vacina H1N1 causa Narcolepsia

Assustador e muito.


Concluindo: A notícia de que a Vacina H1N1 causa Narcolepsia se refere a uma suspeita sobre o tipo de vacina chamado de Pandermirx que NÃO É a vacina utilizada no Brasil contra o H1N1.


Obviamente, que por ser um caso de saúde que envolve filhos dos leitores, o site Verdade Absoluta em momento algum se responsabiliza pelas conclusões dos leitores, não incentiva e nem condena o uso da vacina nos pequenos brasileiros, mesmo com a garantia do governo brasileiro que a vacina ministrada no pais não causa narcolepsia.


A missão do Verdade Absoluta se limita a esclarecer os fatos.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox