Breaking

terça-feira, 12 de abril de 2016

Militares alertam tirem o dinheiro dos bancos dia 15: Falso

Militares alertam tirem o dinheiro dos bancos dia 15: Boato diz que o governo Dilma irá confiscar dinheiro dos bancos dia 15 e pede para que todo mundo retire o dinheiro dos bancos e cadernetas de poupança.


Ainda de acordo com o boato espalhado por um suposto major Duarte, já existe um revolução em São Paulo em andamento e haverá uma guerra civil no Brasil no dia 15. O boato ainda afirma que a informação vem dos Estados Unidos


Será verdade que a Dilma irá confiscar dinheiro dos bancos dia 15, como diz o áudio que circula no Whatsapp ou se trata de mais um boato mentiroso para colocar pânico na população? Ouça o áudio abaixo e veja o que descobrimos.


 

Dilma irá confiscar dinheiro dos bancos dia 15: FALSO


Esse boato não é novo, e começou a circular em primeira versão em Março de 2015, quando foi investigado pelo Verdade Absoluta na postagem Governo irá confiscar poupança dia 18 e obviamente se mostrou falso.


Nesse boato, uma mulher do áudio pede para todos retirarem o dinheiro da poupança imediatamente antes do dia 18.


O gerente do banco aqui nos Estados Unidos, que é irmão de um deputado aí no Brasil, advertiu a nossa chefe aqui. (…) A Lisandra tem contas no Brasil e a ordem é tirar tudo. Ela tá tirando tudo, então, eu não vou pagar pra ver. Tem pouco e ainda tira né? Eu vou tirar. Vou deixar minha conta negativa.” Diz a irresponsável boateira


 Ainda em 2015, no mês de Maio, surgiu um outro boato falso que pode ser lido na postagem: Governo irá confiscar FGTS e Poupança


Em comum, todos esses boatos possuem a falta do ano, somente o dia, podendo então ser recorrente a cada dia 15 ou 18 de cada mês em todos os anos. Uma estratégia muito comum para eternizar um boato.


O que o leitor precisa ter em mente, é que qualquer confisco de dinheiro em bancos ou poupanças é proibido pela Constituição Federal.


O Ministério da Fazenda emitiu uma nota explicando que conforme o artigo 62 da Emenda Constitucional n. 32, de 11 de setembro de 2001, é proibida a edição de Medida Provisória pelo Governo Federal “que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro“.


Muitos dirão… Ah mas o Collor confiscou a poupança do povo, pois é, foi exatamente a safadeza feita pelo Governo Collor que fez com que a emenda proibindo o confisco da poupança fosse adicionada na Constituição.


Concluindo: O boato que diz que Dilma irá confiscar dinheiro dos bancos dia 15 , 18 ou qualquer outro dia é falso e pelo jeito as pessoas precisarão ficar atentas todos os dias, pois esse boato não possui uma data específica além do dia que pode ser alterado de acordo com o gosto de quem cria o boato.


Guerra Civil? Claro, estreia dia 28 de Abril em um cinema perto de você!


 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox