Breaking

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Roubados coletes de agentes do combate a dengue: Falso

Circula na rede um boato em forma de foto informando que foram roubados coletes de agentes do combate a dengue e zika.

Mais boatos relacionados a zika circulam na internet, deixando a população confusa, desinformada e com medo. O mais lamentável, é que esses boatos falsos acabam por atrapalhar as ações de combate ao mosquito, deixando as pessoas receosas de receberem em suas casas os agentes responsáveis pelo auxilio da população no controle da dengue e da zika.



Existem boatos falsos que levam as pessoas a acreditarem que a Zika é uma farsa, que não é transmitida pelo mosquito e que a microcefalia é causada por uso de larvicida, como foi mostrado na matéria "Zika virus não é uma farsa". Um outro boato muito compartilhado tem levado mulheres grávidas a pararem de usar repelentes porque leram a mentira de que a Própolis é um repelente natural do mosquito da Zika.

É preciso tomar muito cuidado com os boatos alarmistas e sempre buscar informações adicionais na internet.

Foram roubados coletes de agentes do combate a dengue e zika para serem usados em assaltos: Mentira!

Publicidade:
Agora, a nova moda dos mentirosos e precipitados de plantão é compartilhar nas timelines que foram roubados coletes, bolsas e crachás dos agentes de controle da dengue e que esse material roubado poderia ser usado em assaltos e furtos as residências

A falta de criatividade é tamanha que mais uma vez o boato falso é antigo, tendo já circulado na rede em Março de 2015 causando uma enxurrada de desmentidos das Prefeituras de diversas regiões do Brasil. Isso porque, como todo boato safado, ele não diz onde ocorreu, em que dia etc. Apenas diz que foram roubados. Obviamente que o internauta logo pensa que ocorreu na sua cidade, no seu bairro, na sua rua...

O G1 em 2015 publicou a matéria: Prefeituras desmentem corrente sobre roubo a agentes da dengue no Vale. As cidades de Uberlândia, Araguari, Monte Carmelo, Patos de Minas e outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, também emitiram desmentidos como informou o Uipi, assim como a cidade de Natal.

Se houvessem roubos de materiais de agentes de combate a dengue e zika, isso seria informado a população do local  e estaria em todos os jornais sérios, e não em uma foto imbecil postada por anônimos no Facebook sem nenhuma informação adicional de local.

Infelizmente pessoas de bem acabam compartilhando essas bobagens e quase nunca compartilham os desmentidos, permitindo que essa sacanagem se perpetue.

Quem compartilha uma mentira, não compartilha o desmentido, não se desculpa com seus amigos e não se esforça minimamente para contribuir de forma positiva para o fim dos boatos na internet,  é responsável pela mentira da mesma forma que é quem criou o boato.




Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox