Breaking

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Mentira: Londres pode substituir Rio nas Olimpíadas

Londres pode substituir Rio nas Olimpíadas de 2016?

Circula nas redes um hoax ou boato dizendo que membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) teriam procurado autoridades de Londres para saber se a cidade poderia assumir mais uma Olimpíada devido aos atrasos na preparação da edição 2016 por parte do Rio de Janeiro.


Ainda de acordo com o hoax, " Nesta sexta, o COI negou a possibilidade e disse que o boato não tem "qualquer fundamento e é totalmente impraticável".


Diante de tal notícia, muitos internautas ficaram envergonhados e outro até mostraram uma certa satisfação e torcida para que isso de fato ocorra, devido ao caos que se encontra o País e o surto do zika virus.


No hoax citam o jornal The Telegrafh e o Evening Standar, que de fato noticiaram essa reunião do COI para mudar a sede das Olimpíadas.



Londres pode substituir Rio nas Olimpíadas de 2016: Mentira!


Londres pode substituir Rio nas Olimpíadas de 2016

A matéria que dá origem a esse hoax é antiga e data de Maio de 2014. Os rumores surgiram por causa dos atrasos das obras para a preparação das Olimpíadas, que estariam com o cronograma atrasado. Lembrando que no hoax foi usado um link da revista EXAME que não coloca, amadoristicamente, data de suas postagens, servindo de uso para disseminadores de postagens antigas com cara de nova.


De acordo com a revista Época, em 09/05 de 2014, tendo como fonte principal o jornal britânico Evening Standart, os membros do COI tiveram uma conversa informal sobre a possibilidade de Londres se tornar um "plano B" da Olimpíada de 2016. Na mesma matéria da Revista Época, o Evening Standart explica que a possibilidade do COI trocar o Rio por Londres era bastante pequena.


Anterior a esse rumor de 09/05/ 2014, John Coates, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse em 29/04/2015 que os trabalhos de preparação da Olimpíada de 2016 no Rio eram "os piores" já vistos, incluindo os dos Jogos de Atenas (2004), cujos atrasos causaram grande preocupação à entidade.


Apesar do surto do zika virus e das campanhas de alguns jornais internacionais para que as pessoas não venham para o Brasil assistir as Olimpíadas, o máximo que pode acontecer,  e por enquanto totalmente descartado, é a possibilidade das Olimpíadas serem canceladas, pois não haveria tempo hábil para que uma cidade, seja ela qual for tenha toda a infraestrutura necessária para receber as olimpíadas, ainda mais com os problemas de terrorismos que assolam o mundo, principalmente a Europa. Isso demandaria um aparato de segurança antiterrorista muito específico.



Concluindo: A notícia dizendo que "Londres é sondada para substituir Rio nas Olimpiadas de 2016" é um rumor antigo de 2014 referente as obras em atraso, e desmentido pelo COI. Não tendo, portanto, nada a ver com o quadro atual do surto de zika e nem mesmo com o estado lastimável e vergonhoso das águas da Baía de Guanabara e nem com a preocupante onda de assaltos que assolam a Cidade dita Maravilhosa.






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox