Breaking

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mentira: Desliguem a TV e apaguem as luzes, hoje ás 20:30

Está circulando no Whatsapp e Facebook um protesto pedindo a todos os brasileiros que desliguem a TV hoje ás 20:30, durante o pronunciamento do Vice-presidente do Brasil, Michel Temer, juntamente com alguns ministros.

A corrente pede que durante o pronunciamento do Vice-presidente, que falaria em nome da Presidente Dilma, os brasileiros desliguem a TV e apaguem as luzes por meia hora, fazendo assim, de acordo com o boato, com que a audiência da TV seja derrubada.

Algumas questões são levantadas nessa corrente: O Vice-presidente irá mesmo fazer um pronunciamento hoje? Desligar a TV irá fazer a audiência e o Ibope caírem?

Leia o boato na íntegra:


Texto do Boato: "Galera juntos iremos apagar as luzes para Protestar, a maior parte do pais ficará no escuro...
Hoje ás 20:30h, será transmitido em rede nacional pronunciamento do Vice-presidente e alguns Ministros que falarão em Nome e pela Presidente Dilma. VAMOS DESLIGAR AS NOSSAS TVS E APAGAR AS LUZES CHEGA DE MENTIRAS. MEIA HORA COM A TV .DESLIGADA!
Será um protesto pacífico
Vamos fazer a audiência das TVS CAÍREM NO CHÃO!
Ses você concordar divulgue!
Mande para grupos que você conhece. (sic)"

Mentira: Desliguem a TV hoje ás 20:30

A primeira coisa que chama a atenção - nesse boato - é a ausência de uma data específica, podendo o "hoje" ser qualquer dia presente. Essa tática faz com que o boato possa ser "upado" todos os dias do ano.

Tanto é assim, que o boato não é novo, já circulou em meados de 2015 com o horário trocado de 20:30h para 18:30h.

Não há qualquer agendamento de pronunciamento do Vice-presidente dos ministros e nem mesmo da Presidente Dilma ( consulte a agenda aqui ). Todo pronunciamento em rede nacional precisa ser previamente agendado nas emissoras de TV. Claro que em casos de emergência pode-se efetuar um comunicado extraordinário, o que não é o caso, afinal o boateiro diz que está programado.  O tema também não se encaixaria como urgente.

Desligar a TV não derruba o IBOPE:

O verdade Absoluta já fez uma matéria explicando " Como o IBOPE mede a audiência da TV ". Nela o leitor fica sabendo que caso não tenha feito um acordo com o IBOPE para instalar o peoplemeter em sua TV, nenhum monitoramento é possível de ser feito. Se quem possui o peoplemeter não desligar o seu aparelho, o share do IBOPE será contabilizado para o canal que ele está assistindo.

Sendo assim, para o telespectador comum, desligar a TV ou trocar de canal não influencia em nada os números do IBOPE.

Conclusão e opinião: O boato pedindo para que todos desliguem a TV hoje ás 20:30 é falso e tem circulado na internet por diversas vezes, já que não possui uma data especifica.

Ainda que houvesse o pronunciamento agendado ou não, seria interessante que s pessoas interessadas no futuro do país o assistissem, por simples questão de informação e direito de criticar, evitando assim cair em mãos de mais boatos e contra-informações.
Siga Boatos.info no Facebook
Siga o Boatos.info no Twitter:
Mande sua sugestão de boatos e mantenha-se informado sobre outros boatos através do Whatsapp:  2199844-0853



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox