Breaking

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Bananas infectadas com Aids encontradas no Brasil: A verdade

Começa a surgir um boato de  terem aparecido mais de 1 milhão de bananas infectadas com Aids encontradas no Brasil.


O boato é muito semelhante ao que surgiu em 2015, que alertava sobre laranjas contaminadas com Aids.


Assim como no caso das laranjas, o boato alarmista das nananas contaminadas com AIDS, também é muito vago, se preocupando apenas em passar uma noticia que cause pânico e medo, e omitindo informações importantes que possam dar maior veracidade ao caso


De  cordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, por páginas ávidas por likes, e que não estão nem um pouco interessadas em passar informações reais a seus leitores, o aviso é o seguinte: "No momento a Organização Mundial de Saúde recomenda evitar o consumo de bananas no continente até novo aviso. POR FAVOR, NÃO IGNORE ESSAS INFORMAÇÕES. CURTA E COMPARTILHA COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES"


O apelo puro e simples em letras garrafais pedindo para que não se ignore o aviso, pedindo curtidas e compartilhamentos, já é um dos primeiros indícios de um falso boato.


Ao clicar no link , o leitor é direcionado para o site "Frank Saúde Bem Estar", que por sua vez copiou o texto do blog "Jefter Ruthes". Cujo links não serão postados aqui para não dar tráfego aos disseminadores de falsos boatos.


Obviamente o texto publicado no Jefter Ruthes não possui nenhuma fonte, apenas a noticia que a Dr. F. Carissa Etienne, Diretora do Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde, informou à imprensa que foram encontrados perto de 1 milhão de bananas infectadas com o HIV (AIDS).


bananas infectadas com aids encontradas no Brasil



"De acordo com as evidências encontradas nos diferentes campos de plantio estima-se que possam existir cerca de 2 milhões bananas infectados distribuídos em várias partes do continente. Países como Brasil, México, EUA, Canadá e Argentina estão em risco.

O governo da Guatemala iniciou a investigação para capturar os responsáveis ​​por este ato desumano.

No momento em que a Organização Mundial de Saúde recomenda evitar o consumo de bananas no continente até novo aviso." Diz o falso alerta

A Dr. Carissa Etienne, realmente existe, como pode ser visto no site da Pan American Health Organization (PAHO).


Uma breve pesquisa sobre o assunto, bananas infectadas com aids, mostra somente o resultado recente dos blogs mencionados. Não há qualquer noticia, nem em inglês sobre o tema.



Bananas infectadas com AIDS podem transmitir o virus HIV?


A resposta é: definitivamente, não!


O site do Ministério da Saúde  em sua página de perguntas frequentes sobre o vírus HIV, informa que o vírus da AIDS não é capaz de sobreviver mais que uma hora fora da corrente sanguínea




Quanto tempo o HIV sobrevive em ambiente externo?
O vírus da aids é bastante sensível ao meio externo. Estima-se que ele possa viver em torno de uma hora fora do organismo humano. Graças a uma variedade de agentes físicos (calor, por exemplo) e químicos (água sanitária, glutaraldeído, álcool, água oxigenada) pode tornar-se inativo rapidamente.



As únicas referencias que ligam banana e Aids, são informações que o uso de proteínas da banana pode prevenir transmissão sexual da aids , mas em forma de pomadas e gels.


A outra referência, diz que o fungo que causa a doença que está destruindo as plantações de  bananas é chamado pela imprensa mundial "HIV de plantações de banana" ( Gizmodo)


Concluindo: Esse papo de bananas infectadas com Aids encontradas no Brasil, é pura boataria de quem não tem o que fazer.

Para se ter uma ideia, do poder de um falso boato alarmista,  a página Acervo Arrocha, que adora disseminar uma mentira sem conferir nada e nunca se retratar, em pouco mais de 2 horas compartilhando essa mentira, teve mais de 2.800 compartilhamentos.






Um comentário:

  1. […] tivemos rumores de bananas com AIDS, Ketchup com HIV e até mesmo boatos de que uma criança contraiu Aids através de um abacaxi (o […]

    ResponderExcluir

Adbox