Breaking

domingo, 20 de setembro de 2015

Prisão de Lula, de forma secreta e longe da imprensa?

Compartilhamentos no Facebook anunciam a prisão de “LULA”, de forma secreta e longe da imprensa e causam grande alvoroço entre os internautas. Será que isso é verdade?


Existem dois tipos de postagens sobre esse tema: A mais antiga diz que o Instituto Lula estaria negociando a sua prisão, exigindo que a mesma se dê de forma secreta, longe das vistas da imprensa. A segunda postagem, mais sensacionalista, diz que Lula teria sido preso de forma secreta.


Prisão-de-LULA-de-forma-secreta-e-longe-da-imprensa



Será que a história da prisão de Lula é verdadeira?


Toda essa história teve inicio quando no dia 16/07/2015, a pedido do Instituto Lula, o Ministério Público Federal decidiu decretar o sigilo sobre a investigação envolvendo o ex-presidente, suspeito de ter praticado tráfico de influência internacional para beneficiar Odebrecht. Fato esse verdadeiro e amplamente espalhado pela imprensa de grande porte do Brasil, como a Época, O Globo etc.


No dia 19/07/2015, o blog PensaBrasil decide aproveitar para fazer chamada sensacionalista e falsa sobre o assunto, objetivando o grande tráfego que esse tipo de noticia gera, e claro, o ganho financeiro através de suas paginas repletas de propagandas que precisam ser fechadas com cliques no "x", o que espertamente nem sempre funciona. O site também se utiliza do esquema de janela que obriga o leitor a curtir e compartilhar para poder ler o conteúdo.


Trecho da matéria do Pensa Brasil sobre o pedido de Lula para ser preso de forma sigilosa.


« O ex-presidente Luis Inácio Lula da da Silva através de sua assessoria do Instituto Lula, comunicou que o mesmo está negociando com a Polícia Federal e com o juiz federal Sérgio Moro que sua provável prisão seja em caráter secreto e longe da Imprensa e que seja somente comunicado ao público quando já se encontrar nas carceragens da Polícia Federal em Curitiba. Ainda exige que seja comunicado com antecedência de um dia e que também não seja algemado. E que, caso seja, que se algeme com as mãos para frente e com um paletó cobrindo-as além de uma cela especial para que possa manter comunicação com seus correligionários e assessores bem como os aliados de ideologia política.


Mais informações sugerem que até 25 de outubro a prisão de Lula pode ser decretada . Tentamos entrar em contato com a equipe do juiz Sérgio Moro mas ainda não tivemos retorno.»


Em nenhum lugar se encontra o suposto comunicado e seria mesmo muito surreal que o Instituto Lula soltasse um comunicado desses.  Nenhum portal da grande mídia fez sequer uma menção sobre a negociação da prisão secreta de Lula, nem mesmo a VEJA, que é opositora ferrenha do PT. Somente blogs comuns pegaram carona republicando o mesmo texto.



Lula teria sido Preso?


Direto do Futuro? Malandramente, após ler no PensaBrasil a possibilidade da prisão de Lula ser decretada até o dia 25 de Outubro, o site BrasilEsperanca.org tratou de forma fictícia e portanto inverídica, escrever uma postagem antecipada da prisão do Lula, pior, colocou a data da postagem como dia 25 de Outubro. Atualmente o site está fora do ar, mas ainda assim o compartilhamento pelo Facebook está ativo e o conteúdo original pode ser acessado pelo cache do Google.prisao Lula


o BrasilEsperança ainda coloca os motivos da prisão do Lula:

«As acusações que pesam sobre Lula, segundo o MPF, são os crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro. Esta é apenas a primeira denúncia oferecida pelo MPF, que possui outras 4 com crimes que vão desde enriquecimento ilícito,  destruição de provas, impedir ou embaraçar investigação criminal a sonegação fiscal. A PF identificou várias contas em paraísos fiscais, 9 até agora, com aproximadamente 85 milhões de dólares. Além das contas, o MPF pediu a indisponibilidade de 13 fazendas, 4 aviões, um iate e outros bens, como uma casa na Itália. Todos os bens confiscados não constavam em sua declaração de bens e estavam registrados nos nomes de parentes e amigos próximos.»


O site também usa da manipulação de imagens para colocar falsamente a foto de Lula sendo preso pela Policia federal. Na verdade a foto se refere a prisão, em Curitiba, do ex-deputado federal Pedro Corrêa por suspeita de ter recebido propina do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Leia aqui:


montagem prisão de lula


Resumindo: Lula não foi preso, essa noticia falsa é uma fantasia futuresca inventada, que por algum motivo foi tirada do ar juntamente com o site que a espalha.


Em relação ao pedido de Lula para que seja preso de forma sigilosa, provavelmente é falsa também, já que a sua fonte é duvidosa e nenhum grande portal noticiou, nem mesmo os jornais e revistas opositores do Governo Petista.


Pode ser verdade? Improvável, já que os investigadores descartaram completamente a prisão do Lula por considerarem um um ato extremo que teria uma repercussão política danosa à operação Lava-a-Jato, e poderia pôr em risco todo o trabalho realizado.



3 comentários:

  1. Mesmo que fosse o lula, como prova que seria preso, se está sem algemas ???
    Não seria só seguranças ao lado ???

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que duas pessoas que poderiam ser exemplo de um país democrático ,Lula por ser um operário ,pobre ,brasileiro de raízes brasileira ,e Dilma primeira mulher a ser presidente do Brasil ,tenham jogado tudo no lixo por um governo de corrupção ,criminoso, dando esmolas para um povo que se mostrou pobre não so financeiramente e sim culturalmente ,reelegendo os apesar de estar o tempo todo estampado na midia a sujeira do seu governo ,infelizmente o jargão (ele rouba mas faz),continua vivo so mudou o político e o partido ,o que é pior hoje o (faz) é faz estrago ,estrago nas finanças ,na luz ,nos hospitais ,no salário, na aposentadoria, etc... ,mediante a caneta de um homem so o juiz Sérgio nos depositamos a nossa esperança de justiça ,uma vez que todas autoridades tem se calado ,vimos a sena grotesca do sr Genuino fazendo um v de vitória ,como se ele fosse um preso político que estivesse sendo preso por amor a nação
    Lula e Dilma espero que vocês olhem para os seus netos e vejam um motivo pra mudar ,mostrando que o amor de vocês por eles é maior doque o amor pelo dinheiro e o poder,digo amor porque por mais que vocês recebam cidadania de outros pais eles continuam sendo brasileiros ,é triste saber que os netos de vocês um dia vão se envergonhar de ter o seu sobrenome.

    ResponderExcluir
  3. Espero que seja verdade, porem esperamos pelos demais Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Michel Temer, Dilma, e todos.....porque nada fazem a não ser beneficio ao próprio bolso. O congresso tem que ser extinto, muito caro, desnecessário e improdutivo. As leis tem que ser claras, simples e transparentes, porque a roubalheira são em todas as prefeituras desse pais, levando o pais a desgraça do falecimento. Ja somos uma Grécia e nos tornaremos ainda mais pobres. Nao e falta de dinheiro, e fazer politicas publicas que deixem o dinheiro ser revertido em uso apropriado e necessário. Nao deem esmolas aos pobres, deem bolsa emprego, emprego descente com um salario condizente de uma nação grande e rica. Um dia, talvez chegaremos próximo.......

    ResponderExcluir

Adbox