Breaking

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Mulher morreu eletrocutada dormindo ouvindo musica no celular com o carregador ligado.

Será verdade que noticia que circula no Facebook dizendo que uma mulher morreu eletrocutada dormindo ouvindo musica no celular que estava no carregador??

A notícia que tem circulado no Facebook como se fosse atual, na verdade circula desde 2010 na rede e agora parece que foi requentada por algum caça like e tem recebido diversos compartilhamentos pelo choque ( sem trocadilhos) que uma notícia dessas causa nas pessoas. Afinal, usar o celular enquanto o mesmo carrega é um hábito de muita gente, que não raramente o deixa carregando em cima da cama enquanto dorme ouvindo uma musica para relaxar.



Mas será verdade que a mulher morreu dormindo ouvindo musica enquanto o celular carregava?


As cenas mostradas nas fotos são chocantes, e é complicado mostra-las aqui sem o uso devido de tarjas. Não faz parte da politica do Verdade Absoluta exibir fotos bizarras e desagradáveis, portanto só será mostrado parte da imagem.

[gallery columns="2" size="medium" ids="3029,3028"]

 

A foto de fato engana, e parece que a mulher está com um fone no ouvido,  nos levando  a crer, a primeira vista, que ela foi eletrocutada enquanto dormia ouvindo musica no celular. Mas é só uma ilusão de ótica. O que parece ser um fone de ouvido, na verdade é um filete de sangue que escorre pelos ouvidos da mulher.


 

De acordo com o blog ( cuidado cenas fortes, desaconselháveis no link) Suria Amanda Essa mulher, que morava n Malásia, na verdade cometeu suicídio tomando diversos medicamentos para dormir que inclusive foram encontrados em cima de uma mesa, como mostra a foto abaixo. Nenhum celular ou fone de ouvidos foram encontrados junto ao corpo.


6klk1209

As manchas roxas e diversas bolhas pelo rosto e o sangramento do ouvido, podem ser atribuídos ao fato dela ter sofrido erupções cutâneas dos efeitos colaterais do excesso de remédio , não informado. Alia-se a isso, o fato dela ter sido encontrada somente depois de 48 horas.



É perigoso dormir com o celular com carregador ligado na tomada?


Sim, é. Assim como manusear o celular durante o seu carregamento. Embora raros, acontecimentos envolvendo estouro de bateria durante o carregamento são perfeitamente possíveis. Carregadores defeituosos, com fios expostos podem transmitir descargas elétricas e ferir gravemente uma pessoa.


Uma bateria de qualidade é capaz de aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode causar uma explosão, ou pegar fogo. Isto pode acontecer em duas situações:


1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.


2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas.


Para evitar esse tipo de acidente, é preciso deixar o telefone quieto sem mexer enquanto estiver carregando, e sempre usar acessórios originais. Acessórios originais diminuem em muito a possibilidade do material ser de qualidade ruim, claro que não exclui essa hipótese completamente. Defeitos de fabricação podem ocorrer com qualquer marca.


Outras medidas de segurança são: Evite deixar o celular carregando depois que a carga estiver completa, evitando assim superaquecimento.


Nunca, mas nunca faça esse idiotice que virou manchete nos jornais e sites do mundo inteiro: "Mulher morre eletrocutada por iPhone durante o banho". Essa mulher em questão, era a russa, Evgenia Sviridenko, 24,  que morreu eletrocutada na banheira enquanto usava a rede social Vkontakte ( VK)  similar ao Facebook na Rússia.  A sua morte ocorreu porque ela estava com o celular carregando enquanto estava na banheira cheia de água, e o iPhone caiu dentro d'agua.  Nunca faça isso, é estupido, com todo o respeito e pesar pela morta.


Lembrando que apesar dos carregadores do iPhone serem programados para desarmar durante os curtos, tal fato não aconteceu. Na época (FEV-2015) a Policia Russa não quis informar se o produto era original ou não. Muita gente questiona o fato do carregador só deixar passar no máximo 15v de eletricidade e seria impossível alguém morrer eletrocutado. Infelizmente não conseguimos encontrar o resultado final da perícia da Policia Russa e o desfecho desse caso, para saber o que de fato aconteceu.  A unica verdade que sabemos, é que o celular foi encontrado pela policia dentro da banheira com o cabo do carregador ( a amiga alega que o removeu da tomada para poder mexer na vitima).


Resumindo: A história da mulher que morreu eletrocutada dormindo ouvindo musica com o celular no carregador é falsa. Mas ainda assim não é recomendável que se manuseie, ou durma com o celular na cama durante o carregamento e menos ainda usar ele na banheira ou chuveiro enquanto ele estiver recebendo carga.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox