Breaking

sábado, 22 de agosto de 2015

Mentira: Raios Cósmicos, desligue seu celular

Raios cósmicos, desligue o celular

Alerta que aparece nas redes pede para as pessoas tomarem cuidados com os raios cósmicos que se aproximam da terra e pede, também, para que as pessoas mantenham telefone ( fixo) , celulares, tablets etc desligados e afastados do corpo pois podem causar muitos danos aos usuários.

Será mesmo verdade, que raios cósmicos podem destruir celulares e tablets?

O alerta que circula no Facebook, Google Plus e Whatsapp tem assustado muita gente, afinal, o alerta diz que A mensagem é da própria NASA.[sociallocker]

Mentira: Raios cósmicos, desligue o celular

  • «"Hoje à noite 00:30 a 03:30 não se esqueça de desligar o telefone , celular, Tablet, e etc. e colocar distante do seu corpo.
    A Singapore TV anunciou essa notícia Por favor, leia sobre isso e cuidar de si mesmo . Diga a seus queridos parentes e amigos : Esta noite, a partir de 00:30 a 03:30 , perigoso, radiação de alta , os raios cósmicos vai passar perto da Terra . Então, por favor, desligue seu telefone celular. Não deixe que o seu telefone celular estar perto de seu corpo, ele pode causar danos. Por favor, verifique o Google e NASA BBC News. Envie esta mensagem a todos de quem cuida."»


Analisando o boato dos raios cósmicos que destroem telefones e celulares:


O boato não possui uma data, apenas diz "hoje". Isso por si  só já o inutiliza, visto que o boato é antigo, circula desde 2008 e portanto teve seu prazo de validade expirado.


Em 2010, a BBC, uma das que, supostamente, de acordo com o boato,  estaria fazendo o alerta, publicou uma matéria com o titulo "Trote sobre raios cósmicos atingindo a Terra causa pânico em Gana". O povo de Gana, na época, interpretou o falso alerta como um aviso de terremoto.


A população de Gana, traumatizada com o terremoto que ocorrera uma semana antes no Haiti, ficou desesperada a ponto do vice-ministro da Informação de Gana, Samuel Okudzeto Ablakwa, ser obrigado a acalmar a população, dizendo às emissoras locais de rádio e televisão que o alerta dos raios cósmicos se tratava de um trote.


O boato em Gana foi idêntico a esse que circula na web brasileira.



Raios Cósmicos podem afetar celulares?





Raios cósmicos nem sequer são "raios", são basicamente prótons, ou seja, partículas. Essas partículas, ao chegarem à Terra, colidem com os núcleos dos átomos da atmosfera, a cerca de 10 mil metros acima da superfície do planeta, e dão origem a outras partículas, formando uma “chuva” de partículas com menos energia, os chamados raios cósmicos secundários.


Raios cósmicos atingem a terra o tempo todo. O número de partículas que chegam ao nível do mar, em média, é de uma partícula por segundo em cada centímetro quadrado.  Os raios cósmicos secundários são inofensivos à vida na Terra, mas os raios cósmicos primários são perigosos para os astronautas no espaço."


Resumindo: Não existe nenhuma recomendação da NASA e da BBC para se desligarem "hoje" os celulares e telefones devido aos raios cósmico.


Mesmo se fosse verdade, e não é, o tal hoje do alerta já é ontem e nós já estamos no amanhã.



17 comentários:

  1. graças adeus consegui achar uma pagina q soube explicar direito por causa d aminha mãe q tava esterica '-'

    ResponderExcluir
  2. Ta rodando de novo essa porra, muito obrigado por explicar, tava todo mundo pirando aqui em casa

    ResponderExcluir
  3. verdade, estou com picos de acessos nessa postagem que é antiga.

    ResponderExcluir
  4. Recebi essa mensagem hj 13-11-2015

    ResponderExcluir
  5. Rodando de novo esse boato, ridículo.

    ResponderExcluir
  6. Fato,......esperem os tolos céticos...

    ResponderExcluir
  7. Recebi hoje 06/01/2015 kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 07/01/2016 e minha mãe PRECISAVA de provas que era só uma corrente idiota.

    ResponderExcluir
  9. Meh, minha mãe ta apavorada, que recebeu isso hoje. :/

    ResponderExcluir
  10. esa mensagen chegou hoje para minha tia dia 8 de 2016

    ResponderExcluir
  11. Recebi hoje 09/01/2016 aff

    ResponderExcluir
  12. geeente tenho medo dessas coisas recebi hj 27/04/2016 as 21:06 pelo whatsapp ainda bem que encontrei essa informaçao #alivioenorme

    ResponderExcluir
  13. LAURA FERNANDA DOS SANTOS M.DUARTE24 de junho de 2016 22:30

    TEM GENTE QUE NÃO TEM O QUE FAZER E FICA ESPALHANDO ESSES BOATOS!!SEU BANDO DE DESOCUPADOS-OS QUE ESPALHAM ESSAS MENTIRAS NA INTERNET-VÃO PROCURAR O QUE FAZER!!

    ResponderExcluir

Adbox