Breaking

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mais Médicos atendeu 1 paciente a cada 9 segundos?

Circula no Facebook uma conta muito doida, que na verdade uma pegadinha com quem é ruim de matemática, dizendo que o Programa mais médicos atendeu 1 paciente a cada 9 segundos. O que convenhamos é um grande milagre da medicina moderna. É um resultado tão espantoso que só no milagre ou na mentira.


Tem alguma coisa errada nessa conta e certamente o erro é de quem fez esse cálculo absurdo, ou seria um cálculo calculado propositalmente para enganar?


Circulam duas versões da conta de mercador malandro que rouba no troco do pão.


mais medicos atende 1 paciente a cada 9 segundos

««"O governo federal divulga propaganda em todo o Pais na qual trombeteia que em dois anos o “Mais Médicos” atendeu a mais de 63 milhões de brasileiros. Se esse número espantoso, equivalente a quase um terço da população, for dividido pelo número de médicos do programa (14 mil) e pelos dias e horas trabalhadas no período, cada profissional “atendeu” 9.375 pacientes por dia. Um a cada 9 segundos.»» Coluna Claudio Humberto

Outra versão mais matemágica que circula no Facebook:

11057246_1179156882100457_5348596759392816576_n

Será verdade que o Mais Médicos atendeu 1 paciente a cada 9 segundos?


Parece que o Claudio Humberto, jornalista que trabalhou como assessor de imprensa do Fernando Collor em 1986 andou faltando as aulas de matemática, ou andou tomando aulas de como manipular a opinião publica da internet que não tomou aulas de matemática.

Toda a conta está certa até o momento em que o jornalista divide 131250 por 14000 que dariam 9,375 ( nove virgula 3 três) pacientes por dia e não 9375 ( nove mil trezentos e setenta e cinco).

Para facilitar, podemos arredondar 9,375 para 10 pacientes por dia e não veremos nenhum absurdo e até acharemos pouco. Absurdo são as pessoas inteligentes compartilharem essa conta falsa sem nem ao menos fazerem os cálculos.


Lembrando que esses 63 milhões de pacientes não correspondem a 1/3 da população brasileira, visto que muitos deles são atendidos diversas vezes durante o ano, principalmente os que estão dentro de programas de hipertensão e diabetes. Nesse caso, o Governo estaria também cometendo um erro proposital de cálculo, contando pessoas repetidas para enfeitar melhor o seu pavão. A informação correta deve ser « "O programa mais médicos atendeu a cerca de 63 milhões de consultas médicas e não de pacientes


Um mente e o outro enfeita e ninguém vai preso.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox