Breaking

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Foto de Fidel, Chávez e FHC é verdadeira!

A Foto de Fidel, Chávez e FHC é verdadeira ou falsa?


Tem circulado muito no Facebook uma foto de Fernando Henrique Cardoso unindo as mãos com Fidel Castro e Hugo Chávez, cuja legenda diz que se trata de uma montagem grotesca, pois estaria faltando um dedo na mão de FHC, o que seria um indício de que se trata de Lula e não FHC.


Na internet , principalmente quando se trata de política, a mentira é a maior arma. Isso porque muitas pessoas preferem acreditar naquilo que lhe convém e tem por hábito não fazer pesquisas para descobrir a veracidade dos fatos.


Essa postagem dizendo ser falsa a foto da união das mãos entre FHC, Fidel e Chávez, tem circulado no Facebook desde 2013 e foi postada originalmente por Paulo Cesar Nunes no grupo " Que Brasil nós Queremos" e logo se tornou um viral usado para desmascarar uma "artimanha" feita pelos petistas para desacreditar a oposição do PSDB.


Mas será que essa foto é verdadeira ou se trata de uma montagem de fato? A resposta é sim, a foto é verdadeira e não se trata de uma montagem.


Leia a postagem que deu origem a "polêmica"


Foto de Fidel, Chávez e FHC é verdadeira«PTralha é bicho besta mesmo. Olha a montagem escrota que eles fizeram no photoshop e que está circulando pela internet. Recortaram a foto do Lula e colaram a do FHC no lugar. Eu não sabia que o Fernando Henrique tbm faltava um dedo na mão esquerda.» (sic) -

Foto de Fidel, Chavez e FHC é verdadeira!



Foto de Fidel, Chavez e FHC é verdadeira!


O encontro entre Fidel Castro, Hugo Chavez e FHC, aconteceu em 2001 na cerimônia de inauguração de uma subestação de energia na cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, a 15 km da fronteira com Roraima, como podemos ver na reportagem da Folha de São Paulo "Reforma agrária de FHC recebe elogios de Chávez"


Fernando Henrique Cardoso recebeu elogios de Hugo Chavez.


«"No Brasil, expropriaram, nos últimos seis anos, 20 milhões de hectares. Expropriados! Mas não foi um atentado contra a liberdade de propriedade, pelo contrário. Foi um ato a favor da busca da paz, do desenvolvimento, da liberdade e da igualdade",» Hugo Chavez


Veja outra foto do encontro dos 3, tirada por outro ângulo:


dedinho


Por que Fernando Henrique Cardoso aparece sem um dos dedos na foto com Fidel Castro e Hugo Chavez? Não, não se trata de uma montagem, simplesmente uma ilusão de ótica causada pela mão do Hugo Chavez em cima da mão de Fidel Castro que corta parte da continuidade da linha da mão do Fernando Henrique, nada demais.


Alianças e políticas de boa vizinhança é comum na política, como o próprio FHC disse na ocasião do encontro:
«"Por muito tempo, Brasil e Venezuela estiveram de costas um para o outro. Isso foi um erro. Ou nos integramos, ou erramos",»


Emprestar dinheiro do BNDES a Cuba e Venezuela, também foi uma forma usada por FHC para unir os países:


FHC emprestou 15 milhões de Dólares a Cuba em 1998, para financiar a compra de alimentos através do Proex (leia-se Banco do Brasil). Depois financiou ônibus de turismo para a ilha de Fidel, como está consignado no relatório de atividades do BNDES do ano de 2000.


FHC também enviou ajuda para a Venezuela no Projeto da Linha IV do Metrô de Caracas (Construtora Norberto Odebrecht S.A.) – Construção do primeiro trecho, com extensão de 5,5 km. O investimento total do projeto soma US$ 183 milhões, sendo o financiamento do BNDES de US$ 107,5 milhões, correspondentes a 100% das exportações brasileiras de bens e serviços e ao seguro de crédito às exportações.


Resumindo: Foto de Fidel, Chavez e FHC é verdadeira, o encontro aconteceu e FHC procurava manter uma política de boa vizinhança com Cuba e Venezuela, e isso é normal e até necessário.


Desnecessário, é espalhar mentiras na internet, seja para ganhar simpatia por uma causa, seja para ganhar likes. Mesmo porque, a verdade já é por si mesma deveras assustadora.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox