Breaking

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Fernanda Lima é acusada de ser racista

A apresentadora da Rede Globo Fernanda Lima é acusada de ser racista ao postar fotos de suas babás Ângela e Tayane Dias, duas jovens que cuidam dos seus filhos, por causa da legenda: «“Aqui em casa não tem essa de babá vestida de branco! Ó o grau das mina!”»

A foto em questão apresenta as duas babás lado a lado vestidas de forma casual e ainda pode ser vista no Instagram de Fernanda Lima, embora a discussão tenha sido apagada porque Fernanda Lima bloqueou a internauta:
fernanda Lima é acusada  de ser racista

Revoltada, uma internauta postou um comentário hater contra a publicação: ,


«“O mais triste desse país não é o fato de estarem vestidas de branco ou não, é o fato de sempre vermos pelo passado escravocrata esse tipo de foto, a Sinhá branca falando ‘Olha minhas negras não vivem na senzala, são da casa’. Pode até tratar bem, mas infelizmente elas sempre serão as babás e a sinhá sempre será a boazinha, tipo Princesa Isabel. Um dia, neste país, ainda vamos ver os negros no poder e não só subalternos como essa foto, #prontofalei”»


Fernanda Lima , indignada com o cometário rebateu, abrindo um bate-boca com a "seguidora" :


«“Querida, essas meninas são filhas de uma grande amiga e não trabalhavam. Quando tive meus meninos, liguei pra ela perguntando se elas queriam uma oportunidade de trabalho porque eu estava disposta a ensinar, já que saquei que, apesar de difícil, a profissão de babá pode ser muito rentável. Desde então elas convivem com a nossa família, comemos na mesma mesa, conversamos e trocamos confidências como amigas. E ainda as remunero muito bem”.»


A internauta que acusa Fernanda lima de ser racista, ainda completou:


«“Como sou uma pessoa educada e antes que os seguidores da Sinhá Fernanda comecem a me xingar (…), não vão entender nunca mesmo, passando 127 anos da abolição, que vemos a mesma cena: brancos patrões e negros empregados. Tenho certeza que vocês não vão querer que esse quadro mude. Afinal, quem vai servir, né?”.»


Claro que o inicio da discussão animou mais pessoas a comentar na foto, aumentando a polêmica: Algumas pessoas continuaram acusando Fernanda Lima de Racismo e outras defenderam a apresentadora.


Alguns internautas disseram que então não se pode mais ter empregados negros e que negros só podem ser patrão, outros disseram que se elas fossem brancas não haveria polêmicas.  Um outro decidiu opinar da seguinte forma:


«A Fernanda Lima pode não ter agredido intencionalmente ninguém, mas a postura é sintomática, principalmente pelo aporte publicitário que famosos como ela tem com sua rede social: todos bem sucedidos, estilosos, e brancos do bem, vendendo a grife de si mesmo, só que com uma forcinha da imagem alheia. Cada postagem deve ser pensada, pois ela mesma fez questão de carimbar a profissão das babás-amigas, que chegam até a comer na mesa e recebem muito bem, vejam só! Parabéns pelo luxo e mimo com a funcionárias Fernanda, quem iria pensar em tratar como gente um ser humano?”, publicou



Fernanda Lima é racista?


fernanda-lima-acusada de ser racista

OPINIÃO: Acredito que vivemos em um mundo virtual onde algumas pessoas adoram atacar as outras, fazendo da internet o seu terapeuta gratuito. Qualquer vacilo, qualquer coisa dita, pode servir de estopim para haters se aproveitarem da situação e soltarem as cartas da acusação gratuita, depois satisfeitos, vão procurar outras coisas para fazer ou outras vítimas para atacar.


É preciso ter cuidado com o se coloca na rede, seja em forma de foto ou opinião. Pois sempre vai aparecer alguém querendo polemizar. Dificilmente Fernanda Lima pode ser acusada de ser racista em sua foto. Racismo vai além de dizer que seus empregados não usam uniforme. O foco da foto não é o fato das babás serem negras, mas sim de que ela, Fernanda Lima trata suas "empregadas", sim o são, como amigas e sem as formalidades que se encontra em muitos lares de pessoas ricas, famosas ou não, tão bem mostrado nas novelas da Globo.


É óbvio e compreensível que diante do ataque, Fernanda Lima tenha sido obrigada a esclarecer que as babás são suas amigas, confidentes e comem com ela na mesa, ou seja, são tratadas com deveriam, com todo o respeito que a profissão de cuidar e até educar as crianças merecem, tal grau de confiança cega necessária.


Mas é melhor não postar fotos de empregados negros na internet e se o fizer, é preciso ter cuidado com a legenda, e nunca falar que são "empregado" só patrão.

Racismo não é ter negros como empregados, e sim não empregar negros por serem negros. Menos ódios nas redes sociais, por favor.



2 comentários:

  1. Respeito a opinião de cada um mas não vi maldade nenhuma nisso e muito menos preconceito.
    A pessoa que ficou irritada com isso é muito PRÉ-CONCEITUOSA, pois está tentando fazer um conceito do que outra pessoa disse ou tentou dizer em fotos ou com poucas palavras.
    O Racismo infelizmente existe em tudo, em raças, em religiões, em classes sociais, mas nem tudo o que dizemos ou pensamos quer dizer que sejamos racistas. Posso ter milhões de amigos brancos, amarelos, negros, índios etc... alguns deles já fazem parte de minha família misturando nossas raças mas se eu tiver alguém que eu possa não gostar muito dentre outras raças é porque sou racista. Isso é o que alguns pensam e em alguns casos até podem nos processar.
    NÃO CONCORDO COM ALGUMAS ATITUDES DE CERTAS PESSOAS...ELA ATÉ PODE SER RACISTA SEM QUE PERCEBAMOS....MAS NÃO FOI COM ESTA PUBLICAÇÃO QUE ELA ME CONVENCEU DISSO.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh mais uma coisa....se ela tivesse duas babas brancas ela seria racista porque poderia colocar duas negras né?

    ResponderExcluir

Adbox