Breaking

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Falso: As Salsichas PIF PAF causam surto de Botulismo

Um grande boato alertando a população dizendo que as Salsichas Pif Paf causam surto de Botulismo está circulando pelo whatsapp e começando a se espalhar pelo Facebook.


O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A bactéria causadora dessa condição pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente enlatados e os que são preservados inadequadamente.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as toxinas de botulismo são algumas das substâncias mais letais conhecidas pela medicina.


Leia na integra o boato que circula na rede por esses dias de julho:


Pessoal, não sei a veracidade do alerta, mas melhor suspender o consumo de salsichas,em especial a PIF PAF... Eu mesma consumi hoje sem saber do fato: Mensagem de uma pessoa da FUNED.
Parceiros, ALERTA:
temos um surto de botulismo com óbito via SALCHICHA PIF PAF. Estamos tentando identificar lote e realizar o recolhimento.
Em tempo, não consumam .
Repassando


salsichas pif paf Botulismo



Será verdade que as Salsichas Pif Paf causam surto de Botulismo?


Tudo indica que se trata de mais um boato sem fundamento circulando nas grandes redes, afinal, o alerta que teria vindo de uma pessoa da FUNED. A Fundação Ezequiel Dias - FUNED- é referência nacional na produção de medicamentos e soros, na pesquisa em saúde pública e nas ações de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental.


No twitter da FUNED existe um informe datado em 9 de Julho de 2015 explicando que não existe nenhum surto de botulismo nas salsichas:


MENTIRA SURTO DE BOTULISMO



"Verdadeiro ou Falso? Surto de Botulismo em Viçosa


Falso: A secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ( SES-MG), informa que as informações sobre o surto de botulismo em Viçosa são infundadas. Não há qualquer indício de ocorrência de botulismo em relação a esse caso específico. Ressaltamos que foi realizada uma busca ativa de casos suspeitos de botulismo em hospitais da região e não foi encontrada nenhuma evidência que comprovasse qualquer suspeita.
Também não procede a informação de que a Fundação Ezequiel Dias ( FUNED) teria recebido lotes de salsichas para análise do suposto surto. Esclarecemos que as vigilâncias Sanitárias tanto em nível Estadual quanto Municipal estão em constante monitoramento e em alerta para possíveis ocorrências.
Análises podem ter sido feitas , mas como parte do Programa de Monitoramento da Qualidade de Alimentos do Estado de Minas Gerais ( ProgVisa) e das ações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, ou seja, investigações de rotina das Vigilâncias de Saúde nos níveis municipal, regional e estadual"


CONCLUINDO: Como podemos ver, é mentira a existência de um surto de botulismo causado pelas salsichas PIF PAF , ou qualquer outra. Tudo nãopassa de um alerta falso de algum idiota que quer espalhar terror na população.


vale ressaltar que o botulismo pode ocorrer na ingestão de alimentos contaminados que não tenham sido devidamente cozidos. Então cabe sempre alertar para evitar o consumo CRU de salsichas de qualquer marca que for.


Transmissão: como se pega botulismo




  • Ingestão de bactérias (toxinas) presentes nos alimentos contaminados (conservas em geral);

  • Carne mal cozida;

  • Embutidos (salsichas, presunto).

  • Queijo frescal, etc

  • Ingerir alimentos mal conservados ou enlatados vencidos é o principal fator de risco para contrair a doença. Beber água contaminada com a bactéria do botulismo também pode levar à doença. Por isso, viver em regiões que não dispõem de saneamento básico adequado ou de tratamento de água também pode elevar os riscos de uma pessoa apresentar a condição.


Se suspeitar que você ou seu filho têm botulismo, procure assistência médica urgente. O tratamento precoce aumenta suas chances de sobrevivência. Procurar atendimento médico imediatamente também pode servir para alertar as autoridades da saúde pública. Eles podem impedir que outras pessoas ingiram alimentos contaminados, por exemplo.


FINALIZANDO: Apesar do alerta de que as salsichas PIF PAF causam surto de Botulismo, é sempre bom ficar atento a validade dos alimentos e ao seu cozimento antes do consumo.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox