Breaking

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bebê ficou cego com luz de Flash

Será verdade que um bebê ficou cego com luz de flash da câmera fotográfica?


Circula na rede a história de um bebê que ficou cego após tirar uma foto com  flash do telefone celular. O bebê de 3 meses, que ainda não teria toda a estrutura ocular completa, teria tido danificada de forma permanente as células da mácula, uma pequena e importante área situada no centro da retina, responsável pela visão de pequenos detalhes e de cores.


De acordo com a notícia que veio da China e foi traduzida por diversos sites no mundo. O responsável por cegar o bebê com a luz do flash teria sido um amigo da família. Após avaliação, médicos disseram que o dano não pode ser reparado com cirurgias, e o bebê permanecerá cego por toda a vida.


Bebê ficou cego com luz de Flash




[caption id="attachment_2929" align="aligncenter" width="333"]suposta lesão ocular em que o Bebê ficou cego com luz de Flash suposta lesão ocular em que o Bebê ficou cego com luz de Flash[/caption]

Será verdade que um  Bebê ficou cego com luz de Flash?


Uma total falta de detalhes, como: "quem, quando e onde", cerca essa história: Nenhum portal, site ou blog no mundo diz onde ocorreu o caso do bebê que ficou cego com luz de Flash. Um rastreio pela internet em busca da origem da noticia, chegamos ao site Chinês News Dahe . É muito difícil se valer do Google Tradutor para ler sites chineses, é preciso montar um quebra cabeça, mas em nenhum momento o referido site, que cita como fonte um programa de TV, cita nomes ou local. Ou seja, é uma matéria com o famoso "disseram". Nem mesmo os tais especialistas ouvidos pela matéria possuem nomes, apenas informam que "especialistas disseram".


Claro que isso não basta para dizer que se trata de mentira a história do nenem que ficou cego com o Flash do celular. Mas a gente desconfia e muito, quando na mesma matéria do site Chines nos deparamos com conselhos sem sentido como :


««Até os 2 anos as crianças precisam dormir em total escuridão, pois estudos ( sem fontes) dizem que apenas 10 % das crianças desenvolvem miopia se dormir em total escuridão contra 34% das que dormem com luzes acesas até os 2 anos de idade:»»



Usar flash do celular pode cegar uma bebê?


Eis a grande questão: É óbvio que uma luz de Flash, seja do celular ou de uma câmera fotográfica qualquer, vai afetar a visão de uma criança. Afeta até de adultos, que não raramente ficam cegos momentaneamente, imagine de um neném: Mas não há registros reais de danos permanentes:


O oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, diretor medico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, explica que os possíveis danos à visão do bebê acontecem porque existem dezenas de milhões de células fotossensíveis na retina, e essas células, no recém-nascido, são apresentadas aos estímulos visuais de forma lenta e gradativa. "Um estímulo intenso de luz como o flash acarreta incômodo visual. E esses estímulos, quando intensos, repetitivos e próximos aos olhos, podem acarretar transtornos temporários a visão", diz. No entanto, não há doença específica ou irreversível provocada pelo fash de luz. (via Bolsa de Mulher )

Nos recém nascidos, o cuidado deve ser maior, e portanto é aconselhável se evitar usar o Flash e dar preferência para a luz natural. O maior cuidado tem que ser com estímulos luminosos repetitivos e constantes, (luzes piscantes, estroboscópicas por exemplo)


Resumindo: A notícia de que um Bebê ficou cego com luz de Flash não possui nenhuma fonte que se possa confirmar que de fato o recém nascido ficou cego pelo uso da luz do Flash e nem há registros de cegueiras permanentes oriundas dessas exposições. Portanto é um boato sem confirmação de veracidade.

Mas uma família zelosa nunca deve deixar que seus pequeninos sejam fotografados com luz de Flash, ainda mais se a fotografia for de perto, tipo close-up, pois irrita os olhos sensíveis da criança que não possui ainda todo o órgão ocular formado, o que dificulta ainda mais a recuperação da visão. Sem contar que o flash assusta ao nenem.


Se é verdade ou não que um Bebê ficou cego com luz de Flash, não sabemos, mas é pura imprudência e falta de zelo fotografar bebes com luz de flash.


Fica a dica: Compartilhem.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox