Breaking

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A verdade: Drauzio Varella mamografia e o protetor de tireóide

Drauzio Varella mamografia e o protetor de tireóide: Circula no Whatsapp a noticia que o Dr. Drauzio Varella teria dito em um programa "Na Quarta Feira" que as mamografias podem causar câncer de tireóide devido a radiação e que é  necessário o uso de protetor de tireóide nas mamografias e radiologias dentárias, pois eles isolariam a glândula tireóide e diminuiria o risco de câncer de tireóide. De acordo com o alerta os médicos seriam orientados pela máfia médica a não usarem o colar para diminuir os custos.


Claro que o alerta causa medos e incertezas, mas ele não é novo e sim de 2010 e nada tem a ver com o Dr. Drauzio Varella. Leia abaixo na íntegra o alerta que circula pela rede sobre a mamografia e a necessidade do colar protetor para evitar câncer de tireóide.


"Na quarta-feira, o Dr. Varela fez um programa mostrando o porquê do câncer da tireóide estar se expandindo rapidamente entre as mulheres. Ele afirmou que possivelmente possa ser um resultado das radiografias dentárias e das mamografias.


No avental que protege os radiologistas odontológicos, há uma pequena PESTANA que pode ser levantada e encostada ao pescoço (cobrindo a glândula tireóide). Normalmente não é usada. Há também um PROTETOR de Tireóide para uso durante as mamografias... mas é necessário pedi-lo ao radiologista.


Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que você não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: "Não sei, mas basta pedir".


ABSURDO!! Eles sabem, mas são orientados pelos patrões da Máfia Médica a não oferecerem para diminuir custos. Agora eu me pergunto: como é que eu me lembraria de pedir, se não tivesse visto aquele programa? Agora ,você que esta lendo já sabe, espalhe e exija os seus direitos!!


Compartilhe esta informação com suas AMIGAS e AMIGOS, peçam para que ELES também ajudem a divulgar para suas mães, irmãs, primas, esposas, namoradas, vizinhas, amigas, enfim!! E que eles peçam para todos fazerem o mesmo e divulgar tmb pelas ruas, trabalho, etc. Quanto maior número de mulheres informadas, muitas vidas serão poupadas!!! Repassando de outro grupo." (sic)



Será verdade mesmo que fazer mamografia sem o uso do colar protetor de tireoide causa câncer de tireóide?


MAMOGRAFIA CANCER PROTETOR de tireóide

Na verdade, o alerta não foi dado pelo Drauzio Varella na quarta-feira, ( que quarta-feira, aliás?), e sim pelo Dr. OZ, no programa da Oprah Winfrey nos EUA, no quadro Ask Dr. OZ ( Pergunte ao Dr, OZ). ( fonte: The New Yok Times ) Ele também tem seu próprio programa , The Dr. Oz Show, onde dá diversos conselhos médicos.


Pois bem, nessa entrevista, o Dr. Oz disse que as mamografias aumentavam o câncer de tireóide devido a radiação, e isso causou uma grande confusão e polêmica no meio médico.


dr OZ


Trata-se de um falso rumor, já que de acordo com estudos e especialistas na área, o indice de radiação absorvida pela tireóide durante uma mamografia não ultrapassa 0,2 milliSieverts, não justificando assim esse temor todo.


De acordo com o site Radiologia Clínica de Campinas (RCC) "A alusão ao efeito de mamografia em aumentar a incidência do câncer de tireóide é feita sem base cientifica, pois há diversos estudos publicados mostrando que o exame de mamografia não expõe a tireóide a doses consideradas nocivas."


Ainda de acordo com os especialistas do site RCC, a dose de radiação absorvida pela tireóide seria cerca de 1% da dose que se recebe em 3 dias de exposição de radiação natural do fundo - Radiação natural do fundo são as radiações encontradas na natureza que chegam do espaço extraterrestre e de matérias radioativos existente na crosta terrestres. Ou seja, algo insignificante. Seria como se ao invés de ficarmos exposto a 365 dias de radiação de fundo, ficássemos 368 dias.


Desde 2010, depois da entrevista dada pelo Dr. Oz, a noticia virou viral e se criou a historinha da paciente relatando a "conspiração da máfia médica". Mas a verdade, é que de acordo com a especialista em mamografia a Dra. Elvira Ferreira Marques, os hospitais, principalmente o que ela trabalha, Hospital A.C.Camargo, "possui o colar de proteção, que é feito de chumbo flexível, assim como os aventais usados pelos radiologistas. "Caso a paciente questione e tenha essa preocupação, nós o disponibilizamos para o uso. Porém, oferecer não é a rotina, pois nós sabemos que os riscos não aumentam em conseqüência da baixa radiação".



Dr Dauzio Varella fala sobre o câncer de mama e a importância da mamografia


O uso do nome do Dr. Drauzio Varella no boato serve apenas para dar uma falsa credibilidade ao mesmo, afinal, poucas pessoas conhecem o tal Dr. OZ, já o Dr. Drauzio Varella é conhecidíssimo e muito querido por todos.


Citar a "mafia médica' também costuma ser de praxe em boatos alarmistas que adoram fazer um sensacionalismo, como se os médicos fossem todos uns safados que querem te deixar doente para lucrar mais e mais.


Dr, Drauzio Varella é um dos maiores incentivadores da mamografia e explica o necessário sobre ela no video abaixo, mas não fala em momento algum da necessidade do uso do colar de tireóide.  Se isso fosse importante de fato, o Dr. Drauzio certamente alertaria.


[embed]https://www.youtube.com/watch?v=04D0RRHVASQ[/embed]

Concluindo: Faça a mamografia sem medos, mas caso sinta receios pode pedir o tal colar, mas ele não é necessário, está ali apenas para dar mais segurança a mulher e evitar que devido a rumores falsos da internet, a mulher deixe de fazer esse exame tão importante que detecta tumores com menos de 1 cm, enquanto o exame de toque, via apalpação, detecta tumores com cerca de 3 cm , que é um tumor considerado grande com chances razoáveis de disseminação.


Leia no site do Dr. Drauzio Varella a matéria sobre nódulos na tireóide e veja que em nenhum momento ele cita nada referido a radiações de mamografia e o protetor de tireóide.


Essa matéria foi uma sugestão da leitora Priscila Couto que recebeu esse alerta pelo whatsapp. Se vocẽ tem alguma duvida sobre algum boato ou viral entre em contato com o Verdade Absoluta no Facebook ou pelo nosso formulário de contato



7 comentários:

  1. Parabéns. Vocês prestam um excepcional serviço à sociedade. 👏👏

    ResponderExcluir
  2. Robert Sousa Santos2 de outubro de 2015 02:26

    Parabéns e muito obrigado pelos seus serviços !!!

    ResponderExcluir
  3. Aline Schutz Kempfer6 de outubro de 2016 07:07

    Os parelhos de hoje em dia não emitem uma radiação tão alta para causar indícios de um câncer. A radiação natural que recebemos no dia a dia, são bem mais altas, tais como celular, televisões, Andar de avião, lâmpadas fluorescentes, sol, enfim, todos os dias estamos expostos a radiações. Para começar a dar indício de câncer, teríamos que passar por mais de 4 mil tomadas de raio x. Então como explicam pessoas com câncer de tireoide, ou mama, ou qualquer outro, sem nunca ter feito um exame da raio X ? Outra coisa, como expliquei, precisa passar por mais de 4 mil tomadas, então é claro q o profissional que realiza o exame, precisa se prevenir, pq ele está exposto todos os dias, a vários exames que ele realiza, mas o paciente, faz qtos exames durante a vida inteira?Gente, não sejamos bobos de acreditar em qualquer vídeo, que aparece na internet.

    ResponderExcluir
  4. O protetor é usado em casos que não atrapalhe a realização e a qualidade do exame. E pra acompanhantes caso haja necessidade de contenção de pacientes. Ex segurar crianças. Entenderam

    ResponderExcluir
  5. Se o colar atrapalha na hora do exame e precisa-se repetir por 2 ou 3x o exame. Aí sim, é que as mamas vão ser expostas a uma radiação muito mais alta que a que tiroide, supostamente, receberia em uma só tirada, façam de uma vez a mamografia sem atrapalhar o exame, que é a melhor coisa que vocês fazem. Parem de acreditar ou aumentar tudo oque ouvem ou vêem.

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe informar se, mesmo sendo uma exposição considerada insignificante, pode provocar algum tipo de aceleração da doença, nos casos em que a pessoa já tem problema de tireoide? Costumo fazer muitas radiografias dentárias, por conta de uma condição peculiar dos meus dentes, e nunca fui orientada a usar um protetor de tireoide. Será que uma coisa levou à outra? Será que foi a radiação que favoreceu o aparecimento da doença? Se alguém da área médica souber, por favor, responda. Obrigada.

    ResponderExcluir

Adbox